Em pronunciamento em suas redes sociais na tarde dessa quarta-feira (24), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), demonstrou preocupação com o crescimento de casos e mortes pela Covid-19 no estado, mas afirmou que a adoção do lockdown cabe ao prefeito de cada cidade.
“Hoje no estado de Minas, eu posso citar diversas cidades, como Uberlândia, Patos de Minas e Araxá, que já estão em lockdown. A situação é vista regionalmente por cidade e depende muito. O estado ainda tem margem de segurança, mas, em algumas regiões, essa margem é maior ou menor do que a média. Os prefeitos têm sido orientados para fazer o que é melhor para deixar a população segura. Eu diria que o lockdown em todo o estado dificilmente vai acontecer, mas pode sim acontecer regionalmente, como está ocorrendo neste momento”, afirmou Zema.
O governador disse ainda que, apesar de Minas registrar taxas de contaminação menores que de outros estados, a luta contra o coronavírus está apenas no começo. “O mineiro se comportou muito bem, nós mineiros fizemos um belo trabalho até o momento. Minas Gerais tem uma taxa de mortalidade oito vezes menor que a do Brasil, mas esse sucesso acabou de certa maneira interpretado por muitos como se o jogo já tivesse acabado e fosse hora de comemorar. Nós ainda devemos estar em 20 minutos do primeiro tempo. Tem muito jogo pela frente e isso vai demandar paciência da população. O estado está fazendo e vai continuar a parte dele, ms se o mineiro não fizer a parte dele não adianta”, enfatizou o governador.
Minas Gerais teve novo recorde de mortes confirmadas por Covid-19. Foram 51 óbitos em 24 horas. Nesse mesmo intervalo, o Estado registrou mais 1.446 casos da doença. Com isso, chegou a 771 mortes e 31.343 infectados. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quarta-feira (24).