Compartilhe:

as_MG_8529

Aconteceu na manhã desse sábado (12), a apresentação do Quinteto de Sopros da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O evento que tem assinatura da empresa Mendes Júnior foi realizado na Igreja Matriz de Sant’Ana, em Barroso e durou cerca de duas horas.

Apesar da entrada gratuita, a população não compareceu em peso para a apresentação. Os músicos Cássia Lima (flauta), Alexandre Barros (oboé), Marcus Julius Lander (clarinete), Catherine Carignan (fagote) e Alma Maria Liebrecht (trompa) executaram seis obras, entre internacionais e clássicos da música nacional.

O programa do concerto trouce a Barroso as obras “Três peças breves”, do francês Jacques Ibert; “Cinco Danças Antigas Húngaras”, do húngaro Ferenc Farkas; e “Aires Tropicales para Quinteto de Sopros”, do cubano Paquito D’Rivera, todas compostas especialmente para a formação. Além disso, o grupo apresentou três clássicos da música nacional: os choros “Tico-tico no fubá” de Zequinha Abreu, “Flor amorosa” de Catullo da Paixão Cearense e Joaquim Callado e “Sempre” de Sebastião Barros.

O Pároco Padre Fábio José Damasceno, apaixonado por música, fez questão de acompanhar o Quinteto que emocionou os presentes. 

A Filarmônica de Minas Gerais iniciou sua primeira Turnê Estadual de 2014 em meio à riqueza histórica de algumas das mais belas cidades do Brasil. Nos dias 11 e 12 de abril, nas cidades históricas, os concertos aconteceram na Matriz de Santo Antônio de Tiradentes e Igreja de São Francisco de Assis de São João del Rei.

as_MG_8537

SOBRE A ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS

Um dos únicos projetos mundiais de orquestra sinfônica do início do século XXI, a Filarmônica de Minas Gerais foi criada, em 2008, pelo Governo de Minas, com o intuito de inserir o Estado nos circuitos nacional e internacional da música clássica. A Orquestra entra em seu sétimo ano com a perspectiva de sede própria, a Sala Minas Gerais, atualmente em obras, que possibilitará flexibilidade na programação, além da construção de uma sonoridade própria e do desenvolvimento de novos projetos. Outro passo importante nestes sete anos é a entrada da Filarmônica no mercado fonográfico, com a gravação de seu primeiro CD comercial, pelo selo Sonhos e Sons, com a Sinfonia nº 9 de Franz Schubert, e a parceria com o selo internacional Naxos, para a registro, no momento, de obras de Villa-Lobos.

Com excelência artística, vigorosa programação e reconhecimento de três importantes premiações – prêmio Carlos Gomes de melhor orquestra brasileira, melhor grupo musical erudito pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) e Prêmio Carlos Gomes de melhor regente brasileiro, recebido pelo maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica –, a Orquestra torna-se referência no Brasil e vai conquistando seu espaço internacionalmente.

Desde sua criação, a Filarmônica de Minas Gerais apresenta-se regularmente em Belo Horizonte, em duas séries no Palácio das Artes, em Concertos para a Juventude, Clássicos no Parque e Concertos Didáticos, além de realizar turnês por Minas Gerais e pelo país. Visitou cidades de todas as regiões brasileiras e mineiras, algumas delas mais de uma vez. A Orquestra também tem se apresentado na Sala São Paulo, nos teatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo e participa dos principais eventos de música clássica do país, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, os Concertos Paulínia e a Rio Folle Journée, entre outros. A primeira turnê internacional da Filarmônica ocorreu em 2012, com cinco concertos na Argentina e no Uruguai.

Como ações de estímulo à música, a Filarmônica de Minas Gerais promove o Festival Tinta Fresca, destinado a compositores de todo o país, e o Laboratório de Regência, atividade inédita no Brasil, que abre oportunidade para jovens regentes brasileiros.

Informações da Assessoria de imprensa.

as_MG_8527 as_MG_8532 as_MG_8533 as_MG_8534

as_MG_8552

as_MG_8541 as_MG_8546 as_MG_8547as_MG_8553

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.