Zona da Mata e Campo das Vertentes somam 12 mortes por Influenza em 2018

oze pessoas morreram por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), provocada pelo vírus Influenza, em sete municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes. Também nas regiões, foram contabilizados 35 casos em 12 municípios.

Barbacena, Juiz de Fora e Visconde do Rio Branco tiveram uma morte por H1N1, conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Os dados atualizados foram divulgados nesta terça-feira (31), com os casos que tiveram início de sintomas entre janeiro e julho deste ano.

Em Minas Gerais, foram notificados 64 óbitos associados ao vírus da Influenza. Até o momento, foram notificados 252 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados pelo vírus da Influenza (gripe).

G1 entrou em contato com as prefeituras onde houve mortes confirmadas por H1N1. Juiz de Fora confirmou seis casos com dois óbitos. A reportagem aguarda retorno das administrações de Barbacena e Visconde do Rio Branco sobre o assunto.

Confira os dados sobre as mortes e casos registrados na região:

Mortes por Influenza em municípios da região

Número de mortes confirmadas Influenza A (H1N1) Influenza A (não subtipado) Influenza B
1 caso Barbacena, Juiz de Fora e Visconde do Rio Branco Juiz de Fora, Muriaé e Ubá Muriaé e Visconde do Rio Branco
2 casos Cataguases e Leopoldina

Casos de Influenza na região

Número de casos confirmados Influenza A (H1N1) Influenza A/H3 sazonal Influenza A (não subtipado) Influenza B
1 caso Barbacena, Carangola, Juiz de Fora, Muriaé, São João del Rei, Ubá e Visconde do Rio Branco Coimbra, Juiz de Fora e São João del Rei Ubá Cataguases, Eugenópolis, Juiz de Fora e Visconde do Rio Branco
2 casos Barbacena Visconde do Rio Branco Muriaé
3 a 5 casos Cataguases (4), Juiz de Fora (3), Leopoldina (4) e Muriaé (3)

Estado

Até o momento, foram notificados 2.121 casos de SRAG, sendo 1.236 (58,3%) com amostra coletada e processada. Dos casos com amostras processadas, 252, ou seja, 20,4% foram classificados como SRAG por Influenza e 159, o equivalente a 12,9%, como SRAG por outros vírus respiratórios.

Sintomas

Os sintomas das Influenzas A e B são febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, subtipo da Influenza A, chamam atenção falta de ar e cansaço excessivo.

É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves, como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.