Um exemplo de gestão que precisa ser disseminado

Enquanto alguns governos desfazem tudo o que os anteriores fizeram, no Ceará o que é bom é mantido, independente de partidarismo. Resultado: Gestão Eficiente!

Acompanhando as principais notícias do país, uma manchete de destaque me chamou a atenção.  Pela sua importância, resolvi sintetizá-la: a eficiência administrativa no estado do Ceará.

Governado, atualmente, pelo Petista Camilo Santana, o Ceará vem se destacando, há quase doze anos, por vários governos de diferentes partidos (PT, PMDB, PSDB, PSB, PROS, PDT…) como modelo de gestão eficiente em todas as áreas. Situação e oposição seguem a mesma lógica de gestão, independente de lado partidário.

Segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, o Ceará ocupa o primeiro lugar com a sua “solidez fiscal”, liderando, ainda, no indicador“capacidade de investimento” com o maior volume em relação à arrecadação.

De acordo com a manchete, a partir de 1980 o Ceará passou a manter uma notável política de gestão.  É comum, no Brasil, os atuais governos desfazerem tudo o que os anteriores fizeram, independentemente do mérito dos projetos, no Ceará é o contrário, o que é bom é mantido e aperfeiçoado.

Para se ter uma ideia, o atual secretário da Fazenda, Mauro Benevides Filho, vem ocupando cargo de secretário estadual há quase doze anos, em diferentes gestões. A estratégia principal, segundo Benevides, é mantida por todos os governos: maximizar a receita, sem subir impostos, e controlar com rigor os gastos.

O estado do Ceará possui uma ferramenta importante para controlar os gastos, um órgão chamado Comissão de Gestão Fazendária (Cogef), criado em 2005. O Cogef é responsável pela aprovação de todas as despesas de custeio da máquina administrativa.

Diante de tudo isso, a certeza que temos é que há, no estado do Ceará, independente de partidarismo, uma moderna visão de gestão, além de uma equipe muito focada no controle e na eficiência dos gastos que, apesar da crise, vem proporcionando melhorias na qualidade de vida da população. Um belo exemplo a ser seguido, merece ser disseminado.

por Luiz Moreira