PONTO DE DROGAS NO CECLANS?

A denúncia, feita por um morador do bairro Nova Barroso e divulgada no blog Girando com a notícia, de Antônio Marcos, tem gerado preocupações na cidade. A informação é de que usuários de drogas estariam invadindo o espaço do Ceclans, que em algumas partes está sem cercamento. O ponto exato onde esses usuários estariam utilizando drogas seria próximo à casa de máquinas, onde havia a bomba d’água, ao lado da quadra externa, na parte de baixo do Ceclans.

O morador denunciante, que preferiu não se identificar no blog, declara que o fato é recorrente. A falta de cercas na parte baixa do centro esportivo, às margens da Avenida Ruth Meireles, e o isolamento do local facilitariam a ação dos usuários.  “Eles entram e saem livremente pela pista de skate, caminham até saírem da visão de quem passa pela avenida, depois fazem seus grupinhos na região onde havia uma bomba d’água. Isso acontece, muitas das vezes, em plena luz do dia. Acho que as autoridades deveriam ficar atentas e tomar uma providência”, diz.

PREFEITURA

Questionada pela reportagem, a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Elaine Brandão, afirma que o controle de quem entra no centro esportivo é muito difícil. “Qualquer lugar hoje em dia pode estar sendo usado por usuários de drogas. O problema maior do Ceclans é que a área é muito grande e não há como colocar vigias em todo o espaço”, justifica.

Elaine conta que existe um plano de cercamento do Ceclans, mas sem data definida. “Estamos efetuando levantamentos sobre a melhor forma de fechar a área do Ceclans para que seja resistente, bonita e principalmente que ofereça proteção do espaço. De nada adianta instalar um fechamento emergencial que daqui a dois ou três meses já esteja depredado. O que gostaria de salientar é que a Prefeita Eika tem absoluta certeza de que investir no esporte significa investir na saúde, combater a violência e as drogas, promover a inclusão social e a qualidade de vida”, declara.

PROJETO INICIAL

No seu projeto original de 1988, o Ceclans era todo cercado. Ao longo do tempo, este cercamento foi sendo destruído e, aos poucos, se tornou um lugar de fácil acesso e que serve inclusive como passagem de moradores dos bairros próximos.