Referências indígenas sempre estão presentes em obras do artista – Foto: Arquivo Pessoal Julio César / Divulgação

O trabalho do artista colombiano Julio César Aristizabal irá ocupar a galeria do Museu Regional de São João del-Rei, com a mostra intitulada “Nativo Latino”. As obras permanecerão em exibição até o dia 28 de janeiro. Além da exposição, o artista propõe um projeto que abrange ocupação e laboratório de pesquisa.

O colombiano conta que a oportunidade para expor no espaço surgiu a partir de um edital, que lançado pelo Museu, selecionou projetos artísticos e culturais para exibição no decorrer do ano.

A mostra
De acordo com Aristizabal, a exposição tem como intuito a busca pelas raízes latino-americanas. “Há em meu trabalho, uma tentativa de compreender nosso tempo por meio de reflexões acerca das referências ancestrais afro-indígenas, materializadas em linguagens artísticas que retratam um trajeto de vivências entre o âmbito acadêmico e a rua, o popular e o erudito”, conclui.

O artista
Natural de Medellín, na Colômbia, Aristizabal estudou artes plásticas em sua terra natal, e atualmente cursa Artes Aplicadas com ênfase em cerâmica na UFSJ.

Apaixonado pelo Brasil, pela capoeira e pela cultura latina, mudou-se para a capital mineira em 2013, onde residiu por dois anos, e deixou sua marca com a exposição no Palácio das Artes, em 2014 e no Museu da Pampulha em 2016, onde expôs o trabalho Telas Urbanas e Indígenas.

Já em terras são-joanenses, em 2015, veio a oportunidade de expor a série Francisco-Natureza e Cores, no Memorial Dom Lucas Moreira Neves. Outro espaço alcançado pelo artista foi a Galeria Principal do Solar da Baronesa, onde durante o 29° Inverno Cultural da UFSJ, desenvolveu em cerca de dois meses a pintura inspirada em uma nativa indígena.

O Museu
O espaço está localizado na Rua Marechal Deodoro, n°12, no centro histórico de São João del Rei. O público poderá prestigiar a mostra de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Informações Gazeta de São João del Rei