LafargeHolcim inaugura 1º Muro Ecológico de Barroso

A LafargeHolcim, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA) e em parceria com o projeto Educavida, inaugura na próxima terça-feira (10), na Escola Municipal Vereador Otávio Rufino, em Barroso, o 1º Muro Ecológico da cidade.

Os Muros Ecológicos visam estimular a coleta seletiva, usando as instalações como pontos de coleta. Neles existem espaços específicos para cada tipo de resíduo (metal, papel, plástico), que posteriormente serão recolhidos e encaminhados para a ASCAB (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Barroso). Já a parte externa dos muros recebe a pintura pelas mãos dos jovens do Bairro da Praia, como fruto de oficinas de grafitagem promovidas pelo Programa de Educação Ambiental.

Até o final de 2018, serão instalados mais dois Muros Ecológicos em locais estratégicos da cidade, com o objetivo de conscientizar a população e aumentar o volume de materiais reciclados em Barroso.

Programa de Educação Ambiental (PEA)

Tendo como tema principal a Coleta Seletiva, o Programa de Educação Ambiental é uma realização da LafargeHolcim, por meio do Instituto Holcim, em parceria com a Prefeitura Municipal de Barroso. As atividades são executadas pela Associação Cultural Fofocas de Teatro e já beneficiaram mais de 1.200 pessoas em Barroso, por meio de ações de educação e conscientização ambiental em sala de aula para alunos do 4⁰ano da rede municipal de ensino, que incluem projeções de filmes, oficinas diversas, apresentações teatrais, entre outros.

Mais informações sobre a agenda do Programa de Educação Ambiental: https://peabarroso.wordpress.com/blog/

Projeto EducaVida

O EducaVida tem como objetivo a realização de atividades que promovam a qualidade de vida por meio de ações ligadas ao esporte, cultura, lazer e meio ambiente. O projeto faz parte da iniciativa local da IAF (Fundação InterAmericana), Instituto Holcim e RedeAmérica, com o objetivo de fomentar atividades que contribuam com o fortalecimento econômico e social de organizações comunitárias de Barroso, buscando a valorização dos talentos locais nos mais variados segmentos. O Educavida conta com a participação de 8 associações de Barroso: Associação Ortópolis Barroso, Associação Comercial e Industrial de Barroso, Associação Comunitário do Bairro São José, Associação Comunitário do Bairro Rosário, APAE, ASCAB, Cia Fofocas de Teatro e Feliz Idade.

IMG_8823

Sobre o Instituto Holcim

O Instituto Holcim é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, que faz a gestão dos investimentos sociais do grupo LafargeHolcim no Brasil. Os projetos de investimento social, apoiados pelo Instituto Holcim, são desenvolvidos e gerenciados pela comunidade, o Instituto atua como um facilitador. O trabalho abrange os municípios de Barroso, Pedro Leopoldo e Montes Claros, em Minas Gerais. O Instituto Holcim é associado ao Grupo de Institutos e Fundações e Empresas (Gife) e à RedEAmérica.

IMG_8913