Futebol Americano chega em Barroso

Nos mês em que o futebol americano está de volta à televisão com o jogos da NFL, surge em Barroso um time de futebol americano voltado inicialmente para crianças e adolescentes. E quem está trazendo a novidade é o radialista e treinador do Barroso Rugby Footbal Club, Luciano Nascimento.

Também apaixonado pelo esporte americano, ele diz que é natural que o futebol americano nascesse dentro do time de rugby da cidade. “O futebol americano tem suas origens no rugby e apesar de serem esportes diferentes, tem muitas similaridades, o que facilita o aprendizado das regras e a prática”, explicou.

O primeiro treino aconteceu na tarde do último sábado (1), com jogadoras do Barroso Rugby convidadas pelo treinador. A modalidade que está sendo ensinada e jogada é a Flag Football, onde não há contatos, por isso não se usa capacete, tem 5 jogadores em cada time e a partida dura 40 minutos, divididos em 2 tempos. As regras do jogo são as mesmas do jogo profissional, entretanto, para que pare um down (pontuação máxima do jogo), o defensor não deve derrubar o jogador com a bola, como acontece no futebol americano, mas sim retirar uma fita (o flag).

Os treinos acontecem aos sábados no Estádio São José e contam com apoio da Prefeitura de Barroso, através da Secretária de Esportes que cede o campo. Nos treinos, as crianças e adolescentes terão conteúdos teórico e prático, onde aprenderão as regras do futebol americano.