CORPUS CHRISTI NÃO SERÁ NO CECLANS

_MG_3655

Há anos a missa de Corpus Christi é celebrada no ginásio do Ceclans, mas devido a interdição do espaço em fevereiro deste ano, pelo Corpo de Bombeiros, a Casa Paroquial informa que a missa será celebrada em frente à Prefeitura, no espaço onde ficam hasteada as bandeiras.

A procissão, famosa pelos tradicionais tapetes de rua, tem previsão de início às 16h e já tem um trajeto programado. Sairá da Matriz de Sant’Ana, passando em frente ao FAPI, subindo a Rua Bias Fortes, do Hospital, subindo então a Avenida do Guede cortando a Francisco de Paula Souza e passando em frente ao almoxarifado. A benção será no alto do Cruzeiro e depois a procissão desce pela Rua Coronel Arthur Napoleão, em direção a Prefeitura, onde acontece a missa.

O Bairro Bandeirantes também terá procissão e missa de Corpus Christi, em celebração ao Corpo de Cristo, no feriado do dia 30 de maio.

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa cristã. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas “cidades históricas”, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais”, retirado do site Wikipédia.

 

Maria Cecília – Estagiária – UFSJ

 

Confira abaixo as fotos de Corpus Christi de 2012, no Centro e no Bairro Bandeirantes: