Comitê de Ação Participativa patrocina projeto de formação cultural da Cia Fofocas

O Comitê de Ação Participativa (CAP) confirmou nesta semana o patrocínio da 4.ª edição do projeto de formação cultural da Cia Fofocas de Teatro na cidade de Barroso. Com o apoio do Instituto Holcim e a missão de mobilizar pessoas e articular ações para um viver melhor em Barroso, o CAP incentiva programas culturais e de lazer que valorizam e potencializam talentos.

O projeto, que é realizado desde 2015, visa capacitar jovens e adultos de Barroso no campo das artes cênicas, oferecendo conhecimento, oportunidade de experimentação e preparação artística. Desta forma, as oficinas buscam capacitar atores multifacetados dentro do amplo campo das artes cênicas, bem como cidadãos articulados, comunicativos e proativos para atuarem no mercado cultural e em diferentes setores da sociedade.  Desde o início de suas atividades, o projeto certificou mais de 200 participantes em diferentes oficinas, como iluminação cênica, musicalização, produção cultural, cuidado com a voz e iniciação teatral.

Juninho Severo, um dos responsáveis pelo projeto comenta a importância da continuidade da Companhia Fofocas de Teatro. “O projeto fez sucesso nos últimos três anos. A possibilidade de seguir com esse trabalho nos deixa muito felizes. Muitas pessoas da cidade já estão nos perguntando sobre as inscrições e quando começarão as oficinas, o que nos mostra que o trabalho realizado nos últimos anos teve um impacto positivo na comunidade. Agradeço a todos os membros do Comitê de Ação Participativa por terem reconhecido e valorizado esse trabalho e, desta forma, viabilizado a continuidade do projeto em 2018 ”.

Em breve, serão divulgadas as informações e novidades do projeto.  Curta a página do grupo no Facebook e fique por dentro de todas as novidades: Cia Fofocas de Teatro.

Sobre o CAP – Comitê de Ação Participativa

O Comitê de Ação Participativa (CAP) é uma iniciativa estimulada pelo Instituto Holcim e tem como principal objetivo construir e implementar coletivamente estratégias e ações que contribuam para o desenvolvimento do território.

Iniciado em 2015, o CAP Barroso realizou o mapeamento das lideranças e dos ativos do município e, de forma participativa com as lideranças eleitas para compor o Comitê, definiu como prioritário atuar nas áreas intersetorialidade, esporte, cultura e lazer, meio ambiente e geração de renda.

O Comitê de Ação Participativa já foi vencedor do prêmio Reconocimiento a las Mejores Prácticas de Responsabilidad Social Empresarial 2016, do Centro Mexicano para la Filantropia (Cemefi).

Sobre o Instituto Holcim

O Instituto Holcim é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, que faz a gestão dos investimentos sociais do grupo LafargeHolcim no Brasil. Os projetos de investimento social, apoiados pelo Instituto Holcim, são desenvolvidos e gerenciados pela comunidade, o Instituto atua como um facilitador. O trabalho abrange os municípios de Barroso, Pedro Leopoldo e Montes Claros, em Minas Gerais. O Instituto Holcim é associado ao Grupo de Institutos e Fundações e Empresas (Gife) e à RedEAmérica.