A barrosense Elizete Maria Capelupi, atual servidora em cargo em comissão do Município de Dores de Campos, onde atua como assessora nas áreas de Planejamento, Gestão e Finanças, participou no último mês de outubro, do III Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, na cidade de Curitiba, no qual alavancou o 3º lugar entre os oito melhores trabalhos submetidos ao evento.

Na ocasião Elizete apresentou o artigo científico “ A Efetividade do Controle Orçamentário nos resultados da Gestão Fiscal – Enfoque no Município de Barroso- MG, Brasil”, escrito pela autora, por ocasião do Trabalho de Conclusão  de Curso de Especialização a partir de estudo de caso realizado sobre a análise em documentos contábeis e de relatórios de gestão fiscal oficiais encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Sobre o artigo

O trabalho apresenta os fenômenos orçamentários que influenciam  diretamente nos resultados fiscais, mais especificamente na redução ou aumento do endividamento de curto e longo prazo do Município de Barroso.

O período analisado foi  de 2009 a 2015, concluindo que através de um controle orçamentário efetivo, o Município conseguiu alcançar resultados fiscais satisfatórios, reduzindo o endividamento de curto e longo prazo.

74a66203-3c89-4644-b6f9-0462b945db7a

A apresentação no Congresso

O artigo foi submetido, conforme edital, dentro da linha de pesquisa – Contabilidade e Orçamento Público –  à avaliação da comissão avaliadora do III Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, em parceria com o Instituto Rui Barbosa do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, em Curitiba PR, nos dias 17,18 e 19 de outubro de 2017.

Entre os 17 trabalhos apreciados foram selecionados oito para apresentação no Congresso, estando entre os oito o artigo da autora barrosense Elizete  Capelupi, a qual foi convidada a apresentar o artigo no dia 18 de Outubro. Além da avaliação do trabalho escrito a autora submeteu-se à avaliação da apresentação, sob o olhar de  três avaliadores copostos por membros do Tribunal de Contas do Paraná, alcançando o 3º lugar entre os três melhores trabalhos submetidos ao evento.

O evento contou com a participação de técnicos e especialistas de órgãos e entidades que congregam instituições específicas da área ou que apoiam projetos de desenvolvimento, como a Organização Latinoamericana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) , Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe ( CEPAL), e a Organização das Nações Unidas (ONU/ PNUD Brasil), além de membros da academia internacional, como o Professor Doutor Karim Chichakly , da University of Vermont. Além de representantes do Tribunal de Contas da Argentina, da Angola e de diversos estados brasileiros.

063419d4-d93d-4555-9dd2-2a88214e3553