Atores de Barroso se profissionalizam com apoio do Projeto Conexão Empreendedora

O projeto Conexão Empreendedora, em parceria com a Cia de Fofocas de Teatro e o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais (SATED-MG), realizou nos dias 17 e 18 de agosto, no Teatro Professora Iracema Rocha, em Barroso, exames para a profissionalização de artistas e técnicos de teatro. O projeto Conexão Empreendedora é realizado por meio do recurso do Fundo EmRede, uma iniciativa regional da Fundação InterAmericana, Instituto Holcim, LafargeHolcim e RedAmérica que fomenta atividades que contribuem para o fortalecimento econômico e social de organizações comunitárias locais.

Ao todo, 11 atores da Cia Fofocas de Teatro foram aprovados no exame, que foi composto por palestra e seminário sobre obras do teatro, apresentação de dois monólogos e cena improvisada. A taxa de aprovação foi de 85%, resultado considerado muito positivo para a coordenação dos exames.

Para Rian Silva, um dos atores aprovados no exame, todo o esforço e dedicação foram válidos: “Me profissionalizar como artista não significa que antes eu não era, significa ser reconhecido legalmente pelo que faço. É uma grande realização para qualquer artista. Aprendi com todo esse processo a ter mais confiança em mim. Saio mais forte e maduro na área profissional e pessoal” declarou.

A iniciativa foi aberta a artistas e técnicos locais e facilitou o acesso e a integração no circuito profissional, sem a necessidade de grandes deslocamentos para realização dos exames, com o propósito de valorizar as iniciativas artísticas do interior do Estado.

A ação contou também com a parceira da Secretaria de Cultura de Barroso, Associação Comercial (ACIB) e Associação Comunitária do Bairro Rosário.

Sobre o Instituto Holcim

O Instituto Holcim é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, que faz a gestão dos investimentos sociais do grupo LafargeHolcim no Brasil. Os projetos de investimento social, apoiados pelo Instituto Holcim, são desenvolvidos e gerenciados pela comunidade, o Instituto atua como um facilitador. O trabalho abrange os municípios de Barroso, Pedro Leopoldo e Montes Claros, em Minas Gerais. O Instituto Holcim é associado ao Grupo de Institutos e Fundações e Empresas (Gife) e à RedEAmérica.