Tsunami da educação invade a região

Compartilhe:

O tsunami da educação, como ficou conhecida a histórica manifestação da última quarta-feira, 15 de maio, invadiu também a nossa região. Em Barbacena houve caminhada pelas principais ruas da cidade, em São João del Rei os alunos da UFSJ protestaram na Praça do Coreto e em Barroso as aulas foram suspensas.

A educação é uma pauta que une toda a sociedade e o ineditismo da manifestação de quarta coincide com uma postura também inédita de um governo errático, fraco e que parece detestar a educação, o conhecimento, o saber, a filosofia…

Assim como em outros momentos, o grupo político que hoje se encontra no poder enfrentou os educadores com a agora já famosa e batida máquina de fakenews. As redes de whatsApp foram contaminadas por dezenas de memes com fotos descontextualizadas que tentavam minar a imagem e a credibilidade das universidades públicas. O próprio presidente, em ato de puro desespero, chamou centenas de milhares de estudantes e professores que saíram às ruas de idiotas.

Enquanto o presidente tenta, inutilmente, convencer a sociedade que os inimigos da nação são os estudantes, enquanto insiste em delírios ideológicos estapafúrdios, a economia despenca, o dólar dispara, o desemprego aumenta e o desespero se instala…

O tsunami da educação é uma brisa de esperança e luz em meio a tanto ódio e obscurantismo. Os nossos jovens provam, mais uma vez, que o Brasil é sim o país do futuro e que a educação é o caminho para uma sociedade mais justa, desenvolvida e igualitária. Concluo citando um dos cartazes mais belos da manifestação de quarta:
“eu me armo de livros e me livro de armas”

por Antônio Claret

Foto: O Globo

Clique abaixo e confira também o áudio do texto que foi exibido no programa Redação Globo, na Rádio Globo Barbacena, onde o colunista apresenta o quadro “O Comentário da Semana” 

Para acessar outros textos e áudios do autor, visite o blog  www.antonioclaret.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *