Compartilhe:

Na tarde de hoje [28 de dezembro de 2018] foi inaugurado o Distrito Industrial de Barroso, a mais nova esperança de geração de emprego e renda para nossa região.

A história do Distrito não começa hoje. A sua implementação teve início há 25 anos e, nesse período, foi alvo de disputas políticas, mudanças de legislação e muita, muita burocracia.

Barroso será uma das poucas cidades de pequeno porte do país a ter um espaço industrial como esse.

As empresas que nele se instalarem disfrutarão de uma série de vantagens. O Distrito está situado à beira da BR 265, importante corredor de ligação entre as BRs 040 e 381, no coração do Sudeste, próximo das principais capitais da região. Há ainda duas grandes universidades há apenas 30 km de distância, uma fábrica de cimento vizinha e muita mão de obra disponível, inclusive de trabalhadores que fizeram vida e carreira na indústria.

Mas assim como as vantagens, os desafios são também significativos. No início da década de 90, quando o Distrito começou a nascer, o peso da indústria no PIB nacional era de cerca de 1/3. Hoje ele retrocedeu para cerca de 10%, o menor desde os anos 1950.

De lá pra cá, o país abriu sua economia, o mundo mudou, a tecnologia evoluiu. Na nova divisão do trabalho internacional, a China passou a ocupar o papel da fábrica e o Brasil o da fazenda do mundo.

O Distrito de Barroso pode e deve fazer a diferença na nossa região. Para que atraia empresas em quantidade e qualidade suficientes, para que tenha sustentabilidade, para que amplie a renda e melhores a vida dos trabalhadores da região, porém, políticos, empresários, investidores e sociedade deveremos estar atentos à nova realidade e às tendências mundiais.

Será preciso refletir sobre nossos talentos, potencialidades, vantagens comparativas e capacidades para fazermos a diferença não apenas na nossa região, mas no nosso estado, no nosso país e no mundo.

por Antônio Claret

 

Ouça o áudio do texto abaixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *