ACIB REPRESENTARÁ MINAS NO SUL

Feir+úo-Acib-2013

 

O Núcleo de Confecções, Calçados e Acessórios de Barroso, desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso (Acib), foi selecionado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) como case de sucesso e irá representar Minas Gerais em um evento em Santa Catarina, no fim do mês de junho.

De acordo com a CACB, em 2012 foram mais de 120 representantes de diversos estados do Brasil reunidos no evento, promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), que é voltado para os consultores do programa Empreender, que desenvolve ações de empreendedorismo, associativismo e desenvolvimento empresarial em todo o país.

Na Acib, o Núcleo existe desde o ano de 2005, sendo o primeiro a ser implementado na entidade, através do envolvimento dos empresários com o Empreender. O objetivo de sua criação foi o de fortalecer o segmento, a partir de iniciativas que contemplassem desde a mobilização para cursos e capacitações a ações promocionais voltadas para os clientes dos empreendimentos envolvidos no projeto.

Para Franciane Souza, consultora empresarial da Acib e responsável direta pelo Núcleo, os desafios para garantir um bom fluxo de vendas passa pela prática associativista. “Em uma cidade que possui em torno de 22 mil habitantes e que está cercada por polos regionais como Barbacena e São João del-Rei, o trabalho do núcleo acaba garantindo que os consumidores não saiam da cidade para realizarem suas compras”, destaca ela.

Desde que foi criado, o núcleo já promoveu várias ações de sucesso, como, por exemplo, a elaboração de normas para o funcionamento do comércio, que serviram de modelo para cidades vizinhas, além de promoções em datas especiais (Mães, Namorados, Pais, Natal), ações em datas como o “Dia do Cliente”, cursos e missões a feiras do setor.

No entanto, o maior sucesso do projeto é o que mais diretamente beneficia à população. Trata-se do Feirão do Núcleo de Confecções, Calçados e Acessórios da Acib, realizado anualmente, e que oferece produtos a preço de fábrica para toda a população, além de consumidores de cidades vizinhas, que chegam à cidade no dia do evento especificamente para comprar. Em 2013, o projeto promoveu seu 7º feirão, que a cada ano vem crescendo e tornando-se mais experiente e autônomo, elevando o crescimento do núcleo e também das lojas vinculadas a ele.

Franciane Souza destaca, ainda, que o fascinante e curioso deste núcleo é a essência do espírito associativista despertado dos participantes. “Das nove empresas que participam do núcleo, já passaram pela presidência da Acib três membros, além de outros empresários que integram o projeto e preenchem cargos diretores na nossa associação”, finaliza a consultora.

De acordo com Daise Damasceno, presidente da Acib e lojista integrante do Núcleo, um dos pontos positivos mais relevantes a partir da implantação do núcleo foi a mudança de comportamento dos lojistas participantes, especialmente em relação ao entendimento do que é a concorrência. “Apesar de clichê, não me canso de dizer que nossos principais concorrentes são as cidades-polo, as vizinhas São João del-Rei e Barbacena. A oportunidade de trabalharmos juntos, pensando problemas em comum, buscando soluções conjuntas, é outro ponto. Uma prova concreta disto é a realização do Feirão do Núcleo, que faz com que recuperemos nosso custo incorrido para investirmos na próxima coleção” coloca ela.

O premiado núcleo, além de fortalecer as vendas e os laços comerciais, solidifica o nome das empresas e da Acib e promove o giro de renda na cidade e a continuidade da geração de empregos. A partir dele, os empresários perceberam a visão e a missão da entidade, adotaram a prática do espírito associativista e investem na causa da entidade classista.

Para a Acib, uma empresa organizada e fortalecida consegue ter uma visão mais clara sobre seus problemas e soluções, como também entusiasmo para a continuidade da caminhada. “Sabemos que empreender em nosso país não é uma missão das mais fáceis. E a Acib está aí para colaborar e cumprir com essa missão. Nós agradecemos a parceria da Federaminas no que se refere ao apoio ao Empreender e pretendemos continuar essa trajetória de sucesso”, finaliza a presidente da entidade.

 

Compartilhar
Notícia anteriorBLITZ EM BARROSO
Próxima notíciaO SHOW VAI COMEÇAR!