Em meio a diversas bicicletas, colocadas ao chão, nas paredes e até mesmo penduradas de ponta cabeça no teto, funciona, há mais de 20 anos, a DOMICIANO BIKE, comandada pelo microempresário José Luiz de Souza Domiciano, um barrosense que, com bastante luta e muitas pedaladas, conseguiu vencer as dificuldades da vida.

Nascido no ano de 1969 em Barroso, o filho da dona Rosa Fernandes e do falecido senhor José Domiciano, diferente de outras crianças, começou a trabalhar cedo como engraxate e capinador de horta. Sua primeira bicicleta, brinquedo típico da infância, veio somente aos 16 anos, fruto de uma troca de um antigo relógio. A partir daí vieram a curiosidade e a vontade de aprender não apenas a manejar o veículo, mas de descobrir também como montá-lo do zero. Assim sendo, o rapaz começou a tomar gosto por uma prática que, anos mais tarde, viria a ser sua profissão.

20171127_154317

Por cerca de 10 anos, trabalhando como pintor de paredes e letrista, Zé Luiz, que esporadicamente fazia pequenos bicos no conserto de bicicletas, decidiu, com a ajuda do irmão Antônio, abrir as portas de sua própria oficina no ano de 1995. Na época, a Domiciano Bike funcionava ao lado da praça do Cruzeiro e em 2001 a bicicletária foi transferida para a o centro, onde funciona até os dias atuais. O estabelecimento, que já é referência na cidade pelos serviços prestados, inclui a venda de diferentes modelos e peças de bicicleta e manutenção das mesmas. Zé, que não recusa uma boa volta de bicicleta pelas ruas, também é apaixonado pelo futebol, participando ativamente de alguns times de Barroso, como o extinto Temperamental e o atual TDB.

Hoje, aos 48 anos, casado e pai de três filhos, José sente orgulho de sua profissão e da trajetória construída até então. Um barrosense que, através do manejo de uma simples bicicleta, aprendeu uma das lições de maior valor na vida: persistir e nunca desistir de seus objetivos, ou seja, continuar pedalando em busca dos seus inúmeros sonhos. Valeu Zé!

20171127_154108