Vem aí a 16ª Semana de Museus em SJDR e Tiradentes

O Museu Regional, em parceria com outras nove instituições culturais, realiza a 16ª Semana de Museus, entre os dias 14 e 26 de maio. São 25 eventos programados, em São João del Rei e Tiradentes, ligados por um único tema: a presença, resistência e história da cultura afro-brasileira em Minas Gerais.

Todos os anos, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove uma semana de atividades museológicas, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (15 de maio). Este ano, o tema escolhido foi “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Seguindo esta temática, museus e outros estabelecimentos de cultura da região firmaram parceria e formaram os “Elos da Liberdade”: um evento de arte, cultura e história que busca mostrar à população a importância da cultura africana em nosso dia a dia, sua presença ao longo dos anos e sua forte influência na formação dos costumes e tradições do povo mineiro. Além de dar espaço e voz aos povos negros que vivem em São João del Rei e Tiradentes, apresentando suas demandas e tradições.

A programação do evento conta com exposições, seminários, palestras, mediações museológicas, exibições de filmes, debates, musicais, peças teatrais e um passeio especial de Maria Fumaça, com apresentações temáticas em cada um dos vagões.

A programação completa dos “Elos da Liberdade”, com todos os realizadores e suas 22 manifestações culturais, pode ser encontrada no site do Museu Regional: museuregionaldesaojoaodelrei.museus.gov.br

Serviço
Horário de visitação:
Segunda à sexta-feira, das 9h às 17h30.
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Endereço:
Rua Marechal Deodoro, 12 – Centro
São João del-Rei – MG / Telefone: (32) 3371-7663.