Homens e mulheres com idades entre 15 e 26 anos já podem ser vacinados contra o vírus HPV em Barroso. A imunização foi ampliada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (25) e começou a valer nesta segunda em Barroso. A medida, no entanto, é temporária, e a vacinação para este segmento da população vai acontecer apenas enquanto durarem os estoques da vacina. Os interessados devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A ampliação da imunização para esta faixa etária aconteceu porque alguns municípios, como Barroso, têm vacinas em estoque cujo prazo de validade expirará em setembro. Para evitar a perda de lotes, o público-alvo da imunização foi expandido temporariamente.

De acordo com Taciane Oliveira, coordenadora da Atenção Básica, é difícil precisar quantas doses estão disponíveis na cidade atualmente, mas a orientação é que os interessados procurem as UBSs mais próximas de suas residências.

Outra recomendação é que as pessoas dessa faixa etária que se vacinarem agora guardem os cartões de vacinação, já que a vacina é composta por três doses. “Agora, vamos ter a primeira dose, então é essencial que o usuário guarde o cartão para, daqui a três meses, tomar a segunda dose e, depois de seis meses, a terceira.” Ela garantiu que quem se vacinar agora terá acesso às outras doses posteriormente.