Informações e foto G1

O Grupo Ponto de Partida, de Barbacena, estreia novo espetáculo no próximo fim de semana. A peça “Vou Voltar” trata a questão dos refugiados a partir de exílio do grupo de teatro mais antigo da América Latina, o uruguaio El Galpón.

A estreia será na sexta-feira (11) e no sábado (12) no Teatro do Colégio Estadual. Nos dias 18 e 19, o grupo se apresenta em Belo Horizonte, no Teatro Bradesco Minas Tênis Clube.

‘Vou Voltar’

De acordo com as informações divulgadas pelo grupo Ponto de Partida, o novo espetáculo atende à proposta de sempre fazer dos espetáculos de teatro um diálogo emocionado com público.

A peça aborda questões dos refugiados, das tantas fronteiras que nos catalogam e nos impedem de transitar. E os sentimentos do medo, a perda da identidade, o acolhimento, a rejeição, a coragem, a violência, as opções políticas e econômicas que impelem milhares e milhares de seres humanos a deixar suas casas e buscar refúgio.

Para isso, eles contam a história do grupo uruguaio El Galpón, que está às vésperas de completar 70 anos de atividades ininterruptas. Durante a Ditatura Militar, no Uruguai e em grande parte da América Latina, o grupo foi decretado ilegal. Teve o teatro e todos os bens confiscados, os principais atores proibidos de atuar, diretores presos e torturados.

O espetáculo Vou Voltar será apresentado às 20h, no Teatro do Colégio Estadual em Barbacena. Informações no telefone (32) 3331-5803. As apresentações em Belo Horizonte serão nos dias 18 e 19 de agosto, também às 20h, no Teatro do Minas Tênis Clube. Informações no telefone (31) 3516-1360.