SEXTA-FEIRA FOI DIA DE ‘PROJETOS NA PRAÇA’

_MG_5199

Caminhada pela paz, apresentações culturais e exposições de trabalhos. Diversas atividades foram realizam durante esta sexta-feira (28) durante o “Projetos na Praça”. O evento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ofertado pelo CRAS, teve o objetivo de apresentar para a população barrosense os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Criança a Adolescente, através dos programas Novo Compromisso/Tempo Integral, Jovem Star, Reviver e Felicidade Não Tem Idade.

_MG_5185O “Projetos na Praça” foi dividido em duas etapas, nos períodos da manhã e da tarde. Nos dois casos, houve a Caminhada pela Paz, com concentração no Ginásio do Ceclans, em direção à Praça Santana. Na chegada à praça, houve apresentações dos participantes dos projetos oferecidos pelo CRAS. Grande público se reuniu na Praça Sant’Ana para assistir as atividades e visitar as exposições de trabalhos.

Para o secretário municipal de assistência social e proteção à criança e ao adolescente, Anderson Geraldo de Paula, a ação foi uma oportunidade das pessoas conhecerem o trabalho que está sendo desenvolvido no Município. “Temos uma grande política social sendo realizada em Barroso, que infelizmente não é do conhecimento de todos. São projetos importantíssimos, que atendem cerca de 500 pessoas, dentre adolescentes e idosos. A vida de muitos barrosenses, está mudando para melhor”, destacou.

Este Projeto tem o apoio e divulgação da Fundação Educativa e Cultural de Barroso.

_MG_5189 _MG_5203

 

 

Saiba um pouco mais sobre os projetos:

“Felicidade não tem Idade” (acima de 60 anos)

O programa “Felicidade não tem Idade” tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

Programa “Reviver” (SCFV de 18 a 59 anos)

O objetivo do Programa é contribuir para equalizar e qualificar a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, pois com o estímulo ao atendimento das situações prioritárias a expectativa é assegurar proteção social a cidadãos e grupos que vivenciam situações de vulnerabilidades sociais como isolamento, abandono, discriminação, violência, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Programa “Novo Compromisso/Tempo Integral” (SCFV de 06 a 14 anos)

O Programa socioeducativo “Novo Compromisso/tempo integral” é executado pelo Centro de Referência da Assistência Social- CRAS, numa parceria que envolve as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Cultura e Saúde. Esse trabalho tem a finalidade de promover e defender os direitos das novas gerações fundamentados pelo ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente, instituído pela lei de n° 8.069, de 13 de Julho de 1990).

Programa “Jovem star” (SCFV de 15 a 17 anos)

É um serviço socioeducativo, que integra as ações de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Sensibiliza os adolescentes para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e político de seu meio social. Orienta para escolha profissional consciente, estimula práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visão de mundo dos jovens no espaço público.