Semana da Consciência Negra é celebrada com apoio do Projeto Cultura & Cidadania

Entre os dias 13 e 22 de novembro de 2016, foi celebrada, em Barroso, a Semana Nacional da Consciência Negra. Realizada pelo Grupo de Igualdade Racial de Barroso (GIRB), o evento contou com diversas atividades, envolvendo grupos de congada, capoeira, Hip-Hop, entre outros.

consnegra-05No dia 13 de novembro, foram realizados batizado e troca de corda do grupo de capoeira Renascer, na quadra poliesportiva do bairro Jardim Bandeirantes. No dia 17, a Câmara Municipal de Barroso promoveu a tradicional Reunião Solene do Dia Nacional da Consciência Negra, que contou com a participação dos grupos de Congada e Moçambique, Escrava Isaura, de Tiradentes e Nossa Senhora do Rosário, de Barroso, além dos grupos de Capoeira Malandragem de Angola e Renascer e apresentações de Hip-Hop.

No dia 20, o Grupo de Igualdade Racial de Barroso realizou uma Manifestação Cultural Afro, que novamente contou com a participação do grupo de congada e Moçambique Escrava Isaura e do grupo Renascer de Capoeira.

cinema-06Para finalizar as celebrações, o Projeto Cultura & Cidadania exibiu o filme “12 anos de escravidão”, no Teatro Gonçalo e Gercino, na Associação Comunitária do bairro Joaquim Gabriel de Souza, que emocionou o público.

De acordo com Joaquim Carlos, do Grupo de Igualdade Racial de Barroso, a iniciativa de levar o cinema para os bairros aproxima a cultura do povo. “Barroso necessitava disto: trazer a cultura, algo vivo para os jovens e adultos entenderem um pouco do que é a cultura e envolver a população”, declarou, afirmando ainda que gostou muito do filme, principalmente da reflexão que ele provoca em torno do sofrimento dos negros. “Até hoje somos escravizados, no preconceito, pelo mundo inteiro. Crianças não nascem com preconceito, elas aprendem a ter preconceito com os adultos”, concluiu.

 

Programação do projeto continua com Cinema no Bairro

As exibições de cinema continuam até o próximo domingo, dia 27, encerrando a programação de novembro, sempre às 20 horas, no Teatro Gonçalo e Gercino, no bairro Joaquim Gabriel de Souza . Confira os filmes que ainda serão exibidos. Todos eles concorreram ao Oscar:

 

Dia: 26/11/2016 (Sábado)

Filme: O Regresso

Sinopse: 1822. Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso, fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald (Tom Hardy), que ainda rouba seus pertences. Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.

Duração: 2h 36min

Classificação indicativa: 16 anos

Legendado

 

Dia: 27/11/2016 (Domingo)

Filme: A Garota Dinamarquesa

Sinopse: Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu EinarMogensWegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.

Duração: 1h 59min

Classificação indicativa: 14 anos

Legendado

 

Retirada dos ingressos

Os ingressos são gratuitos e limitados à lotação do Teatro. A retirada poderá ser feita 60 minutos antes do início, na portaria do Teatro, localizado na Rua Olinto Moreira 272 – Bairro Joaquim Gabriel de Souza (Guede).

 

Cultura & Cidadania

O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Associação Ortópolis, Cia Fofocas de Teatro, Rádio Liberdade FM, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso – ACIB , Teatro da Associação Comunitária do Bairro Joaquim Gabriel de Souza (Guede) e Grupo de Igualdade Racial de Barroso (GIRB).

 

Mais informações

culturaecidadaniabso.blogspot.com.br

www.facebook.com/CulturaeCidadaniaBso

culturaecidadaniabso@gmail.com

Telefone de contato:32-98840-8668

Whatsapp: 31-98256-6556