A informação foi divulgada na tarde dessa quarta-feira (20) na página oficial da Mbyá Produções no Facebook. Segundo à nota, a falta de patrocínio foi o grande empecilho para a realização do evento no ano que vem.

Apesar da aprovação do Projeto inscrito na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, valor recorde pela Secretaria Estadual de Cultura, cerca de R$500 mil, nenhuma empresa conseguiu viabilizar o apoio.

A cimenteira, que desde o início apoiou o Projeto, LafargeHolcim, não patrocinará em 2018. Ainda na nota, os organizadores agradecem o apoio da Fábrica de Cimento e esperam contar com a empresa em uma outra oportunidade.

Em contato com a empresa, a Assessoria de Imprensa informou em nota que: a LafargeHolcim, apesar de todos os esforços, a 7ª edição do FESTEBARROSO não será realizada em 2018. A decisão é reflexo do difícil momento econômico enfrentado pelo país, em especial para o setor da construção civil, o que inviabilizou o patrocínio da próxima edição do evento. A LafargeHolcim destaca que continuará apoiando a comunidade barrosense por meio de outras iniciativas do Instituto Holcim já em andamento, mantendo seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de Barroso.

Ao longo das últimas seis edições, o FESTEBARROSO levou cerca de 43 mil pessoas ao Teatro, exibiu 75 peças e arrecadou cerca de 30 mil litros de leite e duas toneladas de alimentos. Algumas edições, além dos espetáculos, tiveram oficinas artísticas, rodas de conversa, intervenções e performances. A variação do número de público se dá pelas apresentações realizadas em bairros, Bahall e Teatro Municipal.

Confira, na íntegra à nota da Mbyá Produções:

Mais um ano sem abraçar nosso grande público. É pessoal, não deu.
Somos muito gratos ao apoio que sempre recebemos da comunidade, comércio, Prefeitura e Instituições. Um projeto que nasceu “lá na Verbo Divino em SP” exclusivamente para nossa querida Barroso… foram seis lindas edições, formação cultural e divertimento para um público que cresceu e amadureceu junto conosco. Auto-estima social! Que orgulho era (?) ter um Festival com tanta credibilidade na nossa cidade! E como diziam os artistas convidados: O Festival!
Mas a vida é assim… ciclos se fecham, novos e/ou melhores se abrem. E que venham os novos tempos, novas pessoas, novas oportunidades e aprendizados! Seguimos na boa fé, com responsabilidade, dedicação e acima de tudo: verdade.
Agradecemos a parceria de quase 15 anos com a empresa HOLCIM (Brasil), que sempre confiou e respeitou nosso trabalho. E que em 2018/2019 a LafargeHolcim consiga viabilizar importantes patrocínios, seja do Festival ou de outros projetos em prol da nossa comunidade.
Sempre à disposição.
MBYÁ Produções.