Seis cidades da região em alerta contra a febre amarela

Seis municípios da região aguardam resultados de exames para constatar se há circulação do vírus da febre amarela em seus territórios. Além de Juiz de Fora, Lima Duarte, Pedro Teixeira, Piau, Rio Novo e Santos Dumont estão na lista de cidades em situação de alerta após registrarem mortes de macacos.

Desde julho, outras cinco cidades obtiveram resultados positivos para a doença após óbitos de primatas: Além Paraíba, Mar de Espanha, Matias Barbosa, Santana do Deserto e Simão Pereira.

Os casos de epizootia na Zona da Mata se unem aos outros 21 municípios de Minas Gerais com confirmação da circulação do vírus e engrossam o coro das autoridades sobre a necessidade de vacinar a população para evitar casos da doença em humanos.

Conforme boletim epidemiológico da pasta, divulgado na última sexta-feira (5), 26 municípios têm casos de epizootias em investigação (quando há morte de macacos com suspeita da febre amarela) e outras 50 cidades registraram óbitos, mas não puderam colher amostras dos corpos dos animais para análise.

Tribuna de Minas