Profissionais da atenção básica à saúde de Barroso

A Secretaria de Saúde de Barroso passará a oferecer, em breve, testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e HIV. Atualmente, o município tem como referência o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de São João del Rei.

Na última semana, profissionais da atenção básica da cidade, com a presença de uma equipe do CTA, Vigilância Epidemiológica do Estado e Referência Técnica Estadual, participaram de uma capacitação na Universidade Federal de São João del Rei, sobre como proceder na realização dos testes, o que inclui como abordar o paciente, realizar os testes e dar o resultado.

Essa capacitação foi a segunda que os profissionais fizeram este ano. O curso funciona como requisito para que o município possa passar a oferecer os testes rápidos. A equipe deve passar ainda por mais um curso em outubro, para que o Estado autorize a realização dos testes em definitivo.

Dentre os exames que serão oferecidos estão o de Hepatite B e C, Sífilis e HIV. Os testes rápidos apresentam 99% de confiança e são realizados através da coleta de sangue, semelhante ao teste de glicemia, com resultado em 20 minutos.

WhatsApp_Image_2017-09-11_at_16.52.09

Como realizar o teste

Muitas pessoas têm vergonha de procurar a Unidade de Saúde ou de falar que tem alguma DST.

O fluxograma ou porta de entrada é a consulta agendada com o médico da ESF (Estratégia de Saúde da Família), que, a partir da consulta, irá solicitar os exames e, que depois de analisados, são encaminhados ao CTA, onde o paciente é acompanhado por vários profissionais e recebe os remédios necessários para o tratamento.

Pessoas que tiveram relações sexuais de risco (sem proteção), que apresentam algum sintoma ou que já estão diagnosticadas com alguma doença, devem procurar a Unidade de Saúde ou a Secretaria de Saúde, para serem encaminhadas ao CTA. O paciente tem direito a uma consulta marcada, carro agendado e sigilo absoluto.

A Secretaria de Saúde ressalta que não se deve procurar o Hemominas para a realização dos exames de DST. Em Barroso, a sífilis já é tratada, com exceção da pré-gestante e pré-recém-nascido, que são tratadas no CTA em São João del-Rei.

O Ministério da Saúde oferece vacina contra Hepatite B para toda a população. Basta ir a ESF do seu bairro. Muitas das doenças não apresentam sintomas e não são transmitidas apenas através da relação sexual. Daí a importância de realizar os exames.

21740686_1938824362999028_4541440704278966131_n

VACINAÇÃO EM BARROSO

O próximo sábado (16) é o Dia D da Campanha para Atualização da Caderneta de Vacinação em Barroso. Todas as Unidades de Saúde ficarão abertas de 8h às 17h para atualização das cadernetas de vacinação de crianças de 0 a 15 anos de idade. A campanha vai até o dia 30 de setembro, mas o dia principal é neste sábado.

Na campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), HPV e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A vacinação tem eficácia comprovada, prevenindo doenças e em alguns casos erradicando-as, como é o caso da poliomielite, que não existe no Brasil desde o início dos anos 90 devido às políticas de prevenção do Sistema Único de Saúde.

ADULTOS PODERÃO SE VACINAR CONTRA A FEBRE AMARELA

A época de chuvas está chegando e, com ela, o aumento do risco de se contrair a febre amarela. Por isso, os adultos que ainda não se vacinaram poderão também ser imunizados contra a doença no próximo sábado.