Foto: Rádio Liberdade FM

A atual Secretária de Cultura e Turismo, Renata Nogueira, que inclusive já esteve à frente de Departamentos de Festividades em outras gestões públicas, falou ao Barroso EM DIA sobre a ausência de alguns eventos neste ano de 2017.

O tradicional Festival da Canção, o Festican, que Renata já participou diretamente, e, o Festival de Bandas, que inicialmente foram adiados, não aconteceram em 2017.

“Infelizmente não conseguimos realizar o Festican e o Encontro de Bandas em 2017, devido a atual crise financeira que assolou a Prefeitura. São dois eventos que tem um custo mais elevado para suas realizações. No entanto, ao meu ver, mesmo com a situação financeira, conseguimos fazer muitas atividades, e buscando sempre parcerias, seja com outras secretarias, seja com terceiros, Barroso teve um ano de muitos eventos”, declara Renata, que espera realizar em 2018, estes dois eventos que já fazem parte do calendário barrosense.

“Identificamos problemas no reconhecimento do registro da nossa Banda de Música, desde 2015, junto ao IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), que já estão sendo sanados para que possamos aumentar a arrecadação do ICMS Patrimônio Cultural para conseguir realizar o Encontro de Bandas em 2018”, explica.

Quanto ao Festican, Renata declara que está elaborando um projeto para ser apresentado ao Fundo Estadual de Cultura. “A ideia é pleitearmos os recursos para realizar a 32ª Edição do Festival ano que vem”, diz Renata.