São João del Rei receberá torneio de Xadrez

São João del Rei entra para o cenário do Xadrez pela Liga Regional Mata-Vertentes em grande estilo, com um torneio no próximo dia 11 de agosto (sábado), a partir das 9h, na Quadra do Recreativo, bairro Matosinhos.

A organização do torneio é do Clube Xadrez do Rei, coordenado por Plínio Pacheco, que tem como principal motivo o reconhecimento do potencial de São João del Rei no esporte.

“Por isso, nosso projeto passa também pelo desenvolvimento de novos enxadristas com a nossa unidade da Escola de Xadrez LRX. Queremos que este esporte seja praticado em nossa cidade e seja reconhecido por todos os benefícios que traz aos jovens e também aos adultos”, indica Pacheco.

A disputa do dia 11 conta também com o apoio do clube existente na cidade , sob a coordenação de Ênio Kleber de Castro, Diretor de Xadrez na Liga Municipal de Desportos. “Conseguimos, por intermédio dos dois clubes, representar São João del Rei na Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes. Com isso a cidade ganha muito porque a LRX está bem organizada e realiza um trabalho forte, em prol do xadrez” declara Ênio.

A LRX nasceu da junção das cidades de Barbacena e Juiz de Fora. Hoje já recebeu adesões das cidades de Santos Dumont, Lavras e também São João del Rei. De acordo com seus coordenadores, cidades de Muriaé e São João Nepomuceno têm potencial para se juntar à liga. A LRX Mata-Vertentes tem cerca de 150 enxadristas regularmente registrados e em atividade. O primeiro objetivo foi unificar os calendários entre as cidades, mas o projeto evoluiu e hoje é um dos principais polos de prática do esporte em todo o estado de Minas Gerais. A prova deste trabalho realizado foi o reconhecimento por parte da Federação Mineira de Xadrez que homologou a cidade de Barbacena como sede do Campeonato Mineiro de Xadrez Absoluto e Feminino 2018, entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE O TORNEIO

O Congresso Técnico está marcado para 8h40. As inscrições, no valor de R$20, poderão ser feitas até 15 minutos antes do congresso. Serão cinco rodadas no sistema suíço, com 15 minutos para cada jogador, sem acréscimos.