Santa Casa de Barbacena trabalha em prol dos bebês prematuros

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

As mamães Viviane Campos, Jucimara de Souza e Carolina Faria participando do Programa Mãe Canguru

 

Nesta quinta-feira (17), comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade. Para festejar a data, a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, durante esta semana está promovendo diversas atividades ressaltando algumas das ações em prol deste prematuro. Todo o espaço foi também decorado com fotos de bebês prematuros que nasceram na Santa Casa. As atividades encerram com um café que terá como convidados pais dos bebês prematuros que estiverem na entidade na quinta-feira.

São vários os serviços que a Santa Casa de Barbacena executa em prol deste bebê prematuro. Um dos destaques é a UTI Neo Natal. Criada a mais de 15 anos, possui dez leitos e uma excelente equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e profissionais da higienização) com um olhar totalmente voltado para os prematuros, ajudando-os em seu desenvolvimento. Recentemente, a UTI Neo Natal recebeu novas poltronas, para melhor conforto dos pais no acompanhamento dos filhos.

Tem também o Programa Mãe Canguru, a Agência de Leite Humano, o incentivo à amamentação exclusiva e a Casa da Gestante para aquelas mamães que precisam ficar em Barbacena para estarem mais próximas dos filhos. E os resultados de todo este conjunto de ações tem sido extremamente positivo. É fundamental ressaltar que a UTI não atende somente os prematuros.

Felizes com os resultados de todo este trabalho estão as mamães Carolina de Faria (mãe de geminianos) de Barbacena; Viviane Campos Sampaio, de Conselheiro Lafaiete; e Jucimara Aparecida de Souza, também de Conselheiro Lafaiete.  “A atenção que a Santa Casa tem dado não só aos nossos bebês, mas a nós mamães, é excelente. Um trabalho totalmente humanizado e com total dedicação dos profissionais. Todos juntos em prol do desenvolvimento saudável de nossos filhos e como foi positivo ver os bebês tendo um resultado extremamente positivo com todo este esforço”, declararam as mães felizes em verem os filhos muito bem.

A Santa Casa de Misericórdia atende a 51 municípios da Macrorregião Centro Sul e certificado como Hospital Amigo da Criança.  No Brasil, o nascimento de bebês prematuros corresponde a 12,4% dos nascidos vivos, de acordo com dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos – Sinasc, do Ministério da Saúde. O bebê prematuro é aquele que nasce com menos de 37 semanas de gestação.

 

Informações e foto da Assessoria SCMB