Santa Casa de Barbacena realiza campanha de doação de frasco de vidro

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena continua promovendo uma campanha para arrecadar recipientes de vidro, que são utilizados para o armazenamento adequado de leite materno.  Os vidros podem ser de qualquer tamanho e devem conter “bocalarga” tipo de café solúvel, com tampas de plástico. As doações podem ser entregues na própria instituiçãono setor de Obstetrícia ou nas recepções, de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h.

O Leite Materno é o alimento mais indicado para recém-nascidos pelo menos até o sexto mês de vida, quando possível, devendo se estender o aleitamento até o segundo ano de vida da criança. Além de conter todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, é rico em anticorpos, o que confere ao bebê uma proteção contra diversas doenças. Para armazenar o leite doado é necessário um recipiente adequado. Por isso, a doação de vidros para armazenagem do leite tem grande importância, nesse processo de amamentação adequada.

Este leite se destina, sob prescrição médica ou de nutricionista, para os recém-nascidos prematuros. O leite doado é analisado e pasteurizado em Juiz de Fora, no Banco de Leite Humano, sendo em seguida repassado para a UTI Neonatal em Barbacena e região, posteriormente é administrado aos bebês. Na busca de ampliar a doação do leite humano, a Santa Casa de Misericórdia, juntamente com o Instituto Vicente Araújo – IVA vem realizando o projeto ‘Amigos do Peito’, que é a busca do leite doado na casa das próprias mamães doadoras.