Acompanhado de seu secretariado, mas com pequena presença popular, o Prefeito Reinaldo Fonseca (PSDB) apresentou na noite dessa quinta-feira (24) na Câmara Municipal a proposta de seu governo para o Plano Plurianual (PPA), que é o conjunto de ações e metas para os próximos quatro anos, de 2018 a 2021.

A grande expectativa era sobre a inclusão das principais propostas de governo apresentadas por Reinaldo e sua vice Deléia Napoleão durante a campanha eleitoral de 2016. Entre as cinco principais, objeto de um panfleto específico durante o pleito, três foram incluídas e devem ser incorporadas ao Projeto de Lei que será encaminhado ao Legislativo até o dia 31 de agosto.

De acordo com a apresentação feita pela equipe técnica da Prefeitura, serão incluídos no PPA, o Bolsa Família Complementar, a construção de moradias populares e uma política de geração de empregos. A expectativa é que o Projeto de Lei vá detalhar como estas ações serão implantadas.

Sobre a proposta de quatro médicos no plantão de urgência e emergência do Hospital, o Prefeito justificou que primeiro precisa estabilizar a situação financeira da instituição, para depois pensar neste investimento. Mesmo que o PPA seja uma proposta até 2021, o compromisso não foi apresentado na Audiência, cabendo sua discussão durante a tramitação na Câmara.

Ainda sobre o Hospital, o Prefeito informou que enviará nos próximos dias para o Legislativo um Projeto de suplementação do valor da subvenção de 2017. No fim de 2016, durante a discussão do orçamento, a direção do Hospital solicitou que a subvenção fosse dividida em sete parcelas e terminaria este mês de agosto. Segundo o Prefeito, o Projeto vai garantir mais cinco parcelas de R$ 104 mil para o Hospital fechar o ano. Reinaldo ainda reclamou muito das cidades vizinhas que usam o serviço, mas que não pagam diretamente por isso.

Prefeito anuncia investimentos e fala dos “assombros”

Durante a Audiência Pública, o Prefeito Reinaldo aproveitou para anunciar investimentos que devem ser feitos no Município nos próximos meses. Segundo Reinaldo, duas vias de ligação entre bairros serão pavimentadas. A Rua Vereador Gilberto Stéllio de Souza, que liga os bairros Irmãos Pinto, Artur Napoleão e o loteamento Esplanada, e que dá acesso à Avenida Prefeito Genésio Graçano. Outra pavimentação anunciada pelo Prefeito, a via que liga os bairros Genésio Graçano e João Bedeschi. Os recursos seriam provenientes de emendas parlamentares do Senador Antonio Anastasia e Deputado Domingos Sávio.

Reinaldo ainda disse contar com a liberação de recurso do Governo de Minas, intermediado pelos Deputados Reginaldo Lopes e Cristiano da Silveira, para mais 6 km de asfaltado. “Esperamos terminar o mandato com toda cidade pavimentada” disse o Prefeito.

Além dos investimentos, o mandatário falou sobre o que ele classificou como “assombros” ao se referir, por exemplo, ao precatório. A esperança do Prefeito é uma Proposta de Emenda Constitucional (212/2016) que faria um novo regime de pagamento dos Precatórios.

Sobre o Distrito Industrial e o Abatedouro, o chefe do executivo afirmou que os processos de licenciamento voltaram as estaca zero e que o esforço da prefeitura está concentrado neste ponto.

O Prefeito ainda disse que terá uma nova despesa. Para atender determinação de órgãos ambientais, o Município não poderá mais realizar o serviço de aterro do lixo, apenas a triagem. O lixo deve ser encaminhado para aterro específico de Juiz de Fora e custar R$ 33 mil aos cofres da Prefeitura por mês.

Em relação ao PPA, outras ações nas áreas de educação e infraestrutura foram apresentadas e serão debatidas nos próximos meses. Além do Projeto de Lei do PPA, a proposta orçamentária 2018 também seguirá para a Câmara até o dia 31. Os vereadores têm até o dia 30 de dezembro para votar os dois Projetos.