A Santa Casa de Misericórdia de São João Del Rei inicia o ano de 2018 com a implantação do Acelerador Linear e o aparelho de Braquiterapia, que são fundamentais para o tratamento de radioterapia. A inauguração será realizada na próxima sexta-feira, 12, as 10h, no Setor de Oncologia. A expectativa é que com o funcionamento do aparelho, sejam atendidos pacientes da Macrorregião Centro-Sul, que engloba Prados e outras cerca de 40 cidades, abrangendo as regiões de Lavras, Varginha e Conselheiro Lafaiete.

De acordo com o Administrador da Instituição de Saúde, Adriano José Tomaz Teixeira a iniciativa torna a entidade, umas das referências do tratamento oncológico na região.

Para o responsável pela Oncologia da Santa Casa, Dr. Frederico Escaleira, o momento é de gratidão a todos que apoiaram e colaboraram com a ação, incluindo as milhares de pessoas que participaram de rifas, bingos e campanhas de arrecadação em prol desta causa no último ano. Aqui mesmo em Prados, várias ações foram realizadas nesse sentido.

Os próximos passos agora são a realização do comissionamento, que é uma espécie de fiscalização da radiação, que ficará a cargo de uma empresa de Física Médica. A pretensão é que essa questão seja resolvida ainda nesse mês de janeiro. Tanto a equipe quanto a documentação já estão organizados. Após a fiscalização, será encaminhado toda a documentação, para a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que liberará definitivamente o funcionamento dos equipamentos para o tratamento. O outro passo é o credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que no mês de abril todas as etapas já estejam cumpridas.

Informações: Gazeta de São João de Rei