Foi prorrogado até o dia 25 de agosto, sexta-feira, o prazo para os candidatos que desejam solicitar isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo 2018 do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste). O aluno interessado poderá acessar o edital com as informações no link: https://copese.ifsudestemg. edu.br.

A isenção de taxa são para alunos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada, ou instituição filantrópica (para quem concorrer aos cursos Técnicos nas modalidades Integrada e Concomitante) ou todas as séries do ensino médio completo ( no caso dos alunos que concorrem aos cursos Técnicos Subsequentes, Especialização Técnica, cursos de Graduação e cursos de Pós-graduação). Para ter direito à gratuidade os alunos deverão comprovar que se enquadram nesse perfil.

Antes de solicitar a gratuidade de sua inscrição, o candidato precisa ler atentamente o edital disponível no site e enviar por correio ou entregar pessoalmente em uma das unidades participantes da seleção o formulário de requisição (à disposição também nas secretarias) preenchido e assinado, acompanhado dos documentos exigidos.

A documentação a ser enviada ou entregue inclui cópia do certificado de conclusão do Ensino Médio (ou Fundamental II, se for o caso dos cursos integrados), cópia do CPF e histórico escolar (ou declaração comprobatória da instituição de ensino, informando também a série que está cursando). O resultado provisório será divulgado pela Comissão de Processos Seletivos (Copese) em 31 de agosto e o resultado definitivo, após análise de recursos, no dia 06 de setembro.

Vale lembrar que, no momento em que pede a isenção, o candidato não precisa registrar a escolha do curso. O edital do Processo Seletivo contendo a relação completa das vagas e dos cursos, será publicado a partir de 10 de setembro no site da COPESE, http://copese.ifsudestemg.edu. br . Serão ofertados cursos nos Campus Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del Rei. 

Vagas e cursos em São João del-Rei

Ainda que o edital oficial só seja divulgado no dia 06 de setembro, a Direção de Ensino do Campus São João del Rei já definiu as vagas que serão ofertadas. Haverá um aumento do número de vagas para próximo ano, totalizando 440 vagas distribuídas entre cursos técnicos concomitante (pode ser feito ao mesmo tempo que o 3º ano do Ensino Médio) e subsequentes ( para aqueles que já concluíram o Ensino Médio), superiores ( cursos de graduação), Especialização Ténica e Pós-graduação. A novidade deste ano é a nova oferta do curso de Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho com 50 vagas. Confira abaixo a tabela completa de cursos:

Imagem1