PROJETO REGIONAL “EM REDE” É LANÇADO EM BARROSO

Em Rede BarrosoNo último dia 27 de agosto, foi lançado em Barroso o projeto “Em Rede”, que visa apoiar e capacitar organizações que promovam o desenvolvimento da comunidade. Realizado no Brasil pelo Instituto Holcim e pela LafargeHolcim, o projeto terá atividades também na Argentina, na Colômbia e no Equador, sempre em conjunto com a Inter American Foundation (IAF) e a RedEAmérica.

O lançamento em Barroso contou com a participação de 25 representantes de dez instituições locais: Associação Ortópolis Barroso (AOB), Associação Comercial e Industrial de Barroso (ACIB), Grupo Feliz Idade, Instituto ABC, APAE, Instituto Nossa Senhora do Carmo, Lar Nossa Senhora de Fátima, Associação dos Moradores do Bairro São José, Associação Comunitária do Bairro Rosário e Associação dos Catadores de Material Reciclado de Barroso (ASCAB). Para Jorge Barbosa, da Associação Ortópolis, o projeto será fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Este será um projeto muito importante para Barroso. É uma ferramenta valiosa que irão nos disponibilizar para fazermos mais pela comunidade. É o momento de juntarmos forças e não pensarmos somente na instituição que cada um representa, mas sim na cidade como um todo”, diz.

Lan+ºamento Em RedeO primeiro passo do programa em Barroso foi fazer um diagnóstico das organizações do município. Este diagnóstico resultou em uma matriz de fortalecimento que será usada como base para a definição da grade de capacitação das instituições inscritas. A capacitação será a próxima etapa do “Em Rede” e terá início em outubro. Em seguida, as organizações apresentarão seus projetos para um comitê que escolherá aqueles que receberão investimentos do Fundo de Apoio a Projetos, criado para garantir a realização das ações por meio de financiamento. Terão mais chances de serem apoiados pelo Fundo os projetos realizados em aliança entre as organizações. “As instituições têm que aproveitar esta oportunidade. Seremos capacitados a elaborar o projeto que irá concorrer ao edital do “Em Rede” e, consequentemente, também nos preparará para editais futuros. Este projeto é uma oportunidade de pensarmos no coletivo do município e fortalecermos o todo. Os temas previstos no Fundo, que incluem educação, meio ambiente e geração de renda, são importantes para a cidade de Barroso”, afirma Regina Ferreira, do Instituto Nossa Senhora do Carmo.

Para Maurício Ferreira, gestor local do Instituto Holcim, as organizações participantes têm potencial para apresentar excelentes projetos ao comitê que definirá sobre os investimentos. “Estamos acompanhando este grupo de instituições de Barroso e percebemos sua evolução ao longo dos últimos anos. Estão motivados com a proposta e, já no início dos trabalhos, visualizaram várias possibilidades de alianças”, conta.

O “Em Rede”

Voltado para o apoio a organizações que promovam ações de desenvolvimento comunitário no entorno das unidades da LafargeHolcim na Argentina, no Brasil e na Colômbia, além das unidades da Holcim Equador, o “Em Rede” é o primeiro projeto regional de investimento social da LafargeHolcim e da Holcim Equador e terá duração de três anos, com 380 participantes diretos e aproximadamente 1.400 indiretos.

O objetivo do “Em Rede” é facilitar atividades de cooperação entre as organizações participantes e estimular a colaboração efetiva de institutos e fundações empresariais em iniciativas como esta, além de fomentar o desenvolvimento e o empoderamento das comunidades. “Com um projeto regional podemos potencializar o impacto das nossas iniciativas, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento local das comunidades nas quais a LafargeHolcim e a Holcim Equador atuam. A experiência da IAF e da RedEAmérica será fundamental para o sucesso deste primeiro projeto regional da empresa”, comenta Juliana Andrigueto, gerente de Responsabilidade Social Corporativa para a América Latina.

 

Informações da Assessoria de Imprensa – Holcim (Brasil) S.A.