Projeto leva sustentabilidade a alunos da rede pública

Cento e cinquenta alunos do 3° ano do ensino médio das Escolas Estaduais Francisco Antonio Pires e Cônego Luiz Giarola Carlos, de Barroso, participaram, ao longo da semana passada, de 13 a 16 de setembro , de uma série de atividades do programa Atitude pelo Planeta, do Instituto Holcim e LafargeHolcim. Realizado em parceria com a Junior Achievement Brasil, o programa visa promover conhecimentos teóricos e desenvolver atividades práticas com foco em meio ambiente e sustentabilidade com jovens.

Nos Três primeiros dias da semana, entre os dias 13 e  15 , foram apresentados aos alunos, em sala de aula, conteúdos relacionados ao crescimento da população, à rápida urbanização, à contribuição individual e coletiva para a sustentabilidade e ao papel das grandes corporações para o desenvolvimento sustentável. “O programa Atitude pelo Planeta está em linha com o eixo de relacionamento com a comunidade da LafargeHolcim. Seu maior objetivo é criar valor compartilhado com foco em educação e na geração de consciência ambiental no público jovem”, explica Juliano Menezes, gerente da LafargeHolcim em Barroso.

No módulo prático, que aconteceu no dia 16, os estudantes visitaram as instalações da fábrica de Barroso, onde conheceram todo o processo produtivo da unidade. Durante toda a visita os alunos foram acompanhados por 16 funcionários voluntários da LafargeHolcim que apresentaram como cada componente da fábrica contribui para minimizar os impactos ambientais da operação. “O projeto foi inovador e teve um impacto muito positivo nos alunos. Eles aprenderam bastante ao longo da semana e vimos que tanto as palestras quanto a visita à fábrica despertaram neles um interesse maior pelo tema sustentabilidade. São atividades como essa que incentivam os jovens a ter um senso crítico mais apurado e a desenvolver sua cidadania”, destacou Kellyn Carvalho, professora de Química da Escola Estadual Cônego Luiz Giarola Carlos.