PROJETO INCENTIVA INTERESSE DE ALUNOS PELA LEITURA

maleta de leitura (7)

O interesse pela leitura deve ser estimulado desde a infância. Um exemplo que acontece em Barroso, mais precisamente na Escola Municipal Professora Georgina Corsina Pinto, é o projeto ‘Maleta da Leitura’, criado em 2013, pela professora Patrícia Cassemiro. O trabalho, que envolve prática de leitura, alia a imaginação com o suporte familiar para fazer com que os alunos adquiram gosto pelo fantástico mundo dos livros.

Segundo a professora Patrícia, o projeto funciona assim. “Cada aluno tem o tempo de escolher seu livro para leitura e apresentar para a turma. Possibilitando também que membros de sua família possam vê-lo nessa apresentação, pois terão também que contar uma história para a turma. Fazendo assim, com que os laços família-aluno-escola se fortaleçam cada vez mais, em uma sintonia de amor e incentivo a leitura”, afirma.

A ideia da ‘Maleta da Leitura’, que hoje atende aos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental, surgiu do projeto SUCATOTECA de 2012, voltado para a Educação Infantil. A ‘sucatoteca’  é uma caixa cheia de sucatas e materiais para artesanato, que o aluno leva para a casa, e com a participação da família, confecciona um personagem. Além da diversão, o aluno deve levar para a sala de aula uma história do personagem criada junto com a família.

maleta de leitura (5)Quando a  professora seguiu a turma e passou para o ensino fundamental, em 2013, decidiu que era importante criar um novo projeto com participação da família. Assim surgiu a ‘Maleta da Letura’. “Deu tão certo, que esse mesmo projeto foi levado para os anos seguintes. Em 2014, também com a mesma turma, porém já no 2º ano do ensino fundamental, e eles, já desenvolvidos para o mundo da leitura. Muitos avanços foram conseguidos juntos, família-escola oportunizando e estimulando a leitura”, garante Patrícia.

Este ano, a professora Patrícia Cassemiro está com 2º ano do fundamental, com uma nova turma, e por aconselhamento da professora pedagógica Úrsula, segue o projeto ‘Maleta da Leitura’. E o projeto está rendendo frutos e se expandiu dentro da escola. Hoje, além de Patrícia, a professora Patrícia Stefani também incluiu esse projeto na sua turma do 1º ano.

Depois que todos os alunos já fizeram a leitura para a turma, o encarramento do projeto em cada ano é marcado por um apresentação dos alunos. Todos os envolvidos nas apresentações da ‘Maleta da Leitura’ se reúnem e os alunos montam uma peça teatral, com todos os suportes oferecidos e trabalhados pela professora com ajuda da família, e apresentam para todos os convidados.

Este Projeto tem o apoio da Fundação Educativa e Cultural de Barroso.

maleta de leitura (1) maleta de leitura (3) maleta de leitura (8) maleta de leitura (9)