O último dia 31 de outubro marcou o encerramento oficial do Projeto de Formação da Cia Fofocas de Teatro em 2017, iniciado em março deste ano. O projeto, que é desenvolvido pelo grupo barrosense desde 2015, completou a terceira turma capacitada e já entregou mais de 200 cerificados para moradores da cidade.

Pela primeira vez o projeto foi desenvolvido por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e contou com o patrocínio da LafargeHolcim. Segundo Juninho Severo, responsável pelo projeto, com o patrocínio foi possível intensificar e fortalecer as ações do grupo: “Neste ano, tivemos a oportunidade de ofertar mais horas de oficinas, atender a mais pessoas, realizar atividades gratuitas para a cidade e, principalmente, valorizar e reconhecer aqueles que sempre foram voluntários em edições anteriores. Conseguimos ótimos resultados, mas o principal não é a quantidade e sim a mudança de comportamento proporcionada por meio das atividades culturais”.

35174618553_36151ccbdd_z

O projeto conquistou resultados expressivos neste ano:

  • Mais de 200 horas de oficinas e ensaios;
  • 150 certificados entregues;
  • 5 oficinas ofertadas gratuitamente;
  • Mais de 10 atividades gratuitas e abertas para a comunidade;
  • Participação de cerca de 1.700 pessoas nas atividades do projeto.

Rian Silva, que participou das cinco oficinas oferecidas pela Cia Fofocas de Teatro, reforça a importância do projeto: “Sinto-me privilegiado por ter participado. As oficinas da Cia Fofocas de Teatro ajudaram não só a me desenvolver na área teatral, mas também auxiliaram na realização de sonhos pessoais, como escrever uma cena e participar de uma apresentação musical. As oficinas foram muito eficientes em transmitir conhecimentos relacionados ao ambiente teatral, desde questões técnicas até gerenciais que envolvem um espetáculo.  Poder cantar e soltar a minha voz foi uma  oportunidade única, assim como me  apresentar  em um público, enquanto sentia a energia que só se sente nesse mundo mágico do teatro. Por isso, só tenho a agradecer!”, disse Rian.

“Ao oferecer à população de Barroso fácil acesso à cultura e às atividades artísticas, a Cia Fofocas de Teatro estimula o desenvolvimento da comunidade de diferentes formas, proporcionando mais qualidade de vida para a população de Barroso”, disse Juliano Menezes, gerente da fábrica da LafargeHolcim em Barroso. “Como membros desta comunidade, entendemos nosso papel de contribuir para a construção de uma cidade melhor, mais acessível e com bem-estar para todos”, adiciona Tatiana Nogueira, coordenadora de Responsabilidade Social da LafargeHolcim.

Juninho Severo também reforça a importância do projeto para a sustentabilidade do grupo em Barroso: “A cada turma que formamos mais pessoas são incorporadas à Cia Fofocas de Teatro e, desta forma, conseguimos fortalecer o grupo. Enxergamos hoje a existência de um movimento natural de voluntários que acabam se afastando para estudar ou trabalhar. Considerando a rotatividade, o acesso a mais pessoas vem contribuindo bastante para manter nossos trabalhos com toda assistência e apoio necessário”.

O Projeto de Formação da Cia Fofocas de Teatro foi realizado com patrocínio da LafargeHolcim, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais. O projeto também contou com o apoio do Instituto Holcim e da Secretaria Municipal Cultura de Barroso.

37094982082_bbd66286dc_z