Projeto Cultura & Cidadania vai exibir 13 filmes de animação em Barroso

O Dia Internacional da Animação (DIA) é o maior evento de cinema simultâneo do mundo, e chega a sua 13ª edição em 2016. Neste ano mais de 200 cidades em todo o Brasil realizarão no dia 28 de outubro uma sessão especial de cinema com a exibição de curtas metragens nacionais e internacionais.

O Projeto Cultura & Cidadania vai incluir Barroso entre essas cidades, trazendo a exibição de 13 animações, entre produções nacionais e internacionais, no dia 28 de outubro, no Teatro Professora Iracema Rocha, a partir de 19h30. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos, com 60 minutos de antecedência.

A Mostra Oficial é composta por uma hora de curtas-metragens de sete países diferentes, trazendo para o público a diversidade no panorama da animação estrangeira.e uma hora de curtas metragens brasileiros, selecionados por um júri especializado de diretores escolhidos pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA.

Confira os filmes selecionados:

MOSTRA INTERNACIONAL

Classificação indicativa: 16 anos

Milkof Amnesia – Dir. Jeff Scher – 6 min – 1992 – EUA;

Vicenta – Dir. Carla Valência – 5 min – 2014 – Equador;

When I was a Child – Dir. Maryam Kashkoolinia – 8 min 20 seg – 2014 – Irã;

La Testa Tra Le Nuvole – Dir. Roberto Catani – 7 min 50 seg – 2014 – Itália;

ENDGAME – Dir. Phil Mulloy – 6 min – 2015 – Inglaterra;

I Love Holligans – Dir. Jan-Dirk Bouw – 12 min 28 seg – 2013 – Holanda;

Five Minute Museum – Dir. Paul Bush – 6min – 2015 – Suíça/Reino Unido

MOSTRA NACIONAL

Classificação indicativa: 12 anos

Noturno – Dir. Aída Queiroz – 4 min – 1986 – Rio de Janeiro/RJ;

O Quebra Cabeça de Tarik – Dir. Maria Leite – 19 min 20 seg – 2015 – Stop Motion – Belo Horizonte/MG;

InglouriousBilliards – Dir. João Cardoletto – 4 min 10 seg – 2016 – 2DCutout e Tradicional – Rio de Janeiro/RJ;

Viagem na Chuva – Dir. Wesley Rodrigues – 13 min – 2014 – 2D – Aparecida de Goiânia/GO;

Ciúme – Dir. Daniel Bruson – 3 min 41 seg – 2015 – Animação 2D Digital – Sorocaba/SP;

Até a China – Dir. Marão – 15 min – 2015 – Lápis no Papel – Rio de Janeiro/RJ.

Dia Internacional da Animação

O Dia Internacional da Animação – DIA – é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do espectador em assistir filmes de animação. Ainda, reforçar a animação como técnica cinematográfica que pode ser utilizada para realizar obras de distintos gêneros (comédia, terror, romance…) e para várias faixas etárias.

Inscrições para Oficina de Iluminação Cênica já estão abertas

Estão abertas, desde o dia 10 de outubro, as inscrições para Oficina de Iluminação Cênica, com Ricardo Ribeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 2ª a 6ª feira na Associação Ortópolis, junto ao Senai. As vagas são limitadas. As aulas serão ministradas no Teatro Iracema Rocha, de 24 a 28/10, das 14h às 21h.

Sobre o ministrante

Ricardo Ribeiro é Graduando em Teatro/Licenciatura pela Universidade Federal de São João del-Rei. Realiza pesquisas acadêmicas sobre cenários e iluminação cênica, executando a criação e montagem dos mesmos em espetáculos teatrais e shows. Atualmente trabalha como operador de luz e som pelo SESI, na unidade de Tiradentes, MG (Centro Cultural Yves Alves), onde desenvolve algumas criações, montagens e operação de luz dos espetáculos que ocupam a grade de programação anual da unidade. Foi o responsável técnico pela área de iluminação dos espetáculos e shows realizados no 26º Inverno cultural de São João del-Rei, no ano de 2013.

 Cultura & Cidadania

O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Associação Ortópolis,Cia Fofocas de Teatro,Rádio Liberdade FM e Associação Comercial e Industrial de Barroso – ACIB.

Mais informações

culturaecidadaniabso.blogspot.com.br

www.facebook.com/CulturaeCidadaniaBso

culturaecidadaniabso@gmail.com