Projeto Cultura & Cidadania encerra programação de setembro

O projeto Cultura & Cidadania encerrou na terça-feira (27) a programação do mês de setembro em Barroso. Foram diversas atividades e centenas de pessoas envolvidas. Novos eventos voltam a ser realizações no dia 07 de outubro.

Na sexta-feira (23), 20 alunos deram início à Oficina de Graffiti, ministrada pelo arte-educador e grafiteiro Ed-Mun, que teve continuidade no sábado, sendo concluída no domingo (25), quando os alunos grafitaram o muro do Estádio São José, com desenhos elaborados por eles próprios.

O grafiteiro Ed-Mun destaca a importância da arte na vida das pessoas e declara que, desde 2001, trabalha com oficinas e workshops, passando um pouco do seu conhecimento para muitos jovens. “A arte é muito importante na vida das pessoas; é algo que liberta, uma terapia. Os meninos acabam encontrando um refúgio e têm contato um conhecimento mais amplo”, afirma.

Aluna da oficina de graffiti, Josylainy Ferreira, que é formada em artes cerâmicas, afirma que foi a realização de um sonho e, ao mesmo tempo, um desafio, de conseguir colocar um desenho numa perspectiva bem maior do que a do papel. “Gostei muito da oficina e pretendo usar isso no meu trabalho, como professora, como artista e, com certeza, a experiência foi muito boa”, concluiu.

Claudinei Antônio da Silva, presidente da Associação do Bairro São José, declara que foi uma honra receber os alunos da oficina e ter o muro do Estádio São José grafitado por eles, valorizando o espaço, que antes era apenas um muro sem vida e agora passou a ser uma bela paisagem para todos que passam pelo local.

teatro

No sábado (24) pela manhã, o cortejo oficial de abertura do projeto movimentou o centro da cidade, com presença da Cia Fofocas de Teatro, Teatro da Pedra,Banda Salesiana Meninos e Meninas do Dom Bosco, Grupo de Capoeira Renascer e Grupo Feliz Idade, que reuniram centenas de pessoas no entorno da Praça Sant’Ana.

“Para a Cia. Fofocas de Teatro é um prazer ser um dos parceiros do Cultura& Cidadania. Vai ser um projeto muito importante para Barroso, com uma programação vasta, oficinas, apresentações de diversos tipos de artes cênicas e visuais e a companhia será uma parceira forte no apoio ao projeto”, declarou Juninho Severo, um dos coordenadores da Cia Fofocas de Teatro.

A programação do sábado foi encerrada à tarde, com apresentação do espetáculo “Verdade e Consequência”, do Teatro da Pedra, que foi encenada na Praça Sant’Ana.

sem-titulo

A programação de setembro chegou ao fim na terça-feira (27), quando o diretor do Teatro da Pedra, Juliano Pereira, ministrou a Oficina de Criação Teatral para 19 alunos. Juliano afirma que a oficina foi uma maravilhosa experiência de criação teatral, com vários estímulos, um trabalho de jogos e consciência corporal. “Foram oito horas de oficina, com alunos muito interessados, uma experiência muito proveitosa”, declarou. Cida Melo, que coordena um grupo de 3ª idade em Barroso, participou da oficina e afirmou que foi uma oportunidade para aprender mais e renovar as energias junto aos alunos mais jovens, como Anderson Dionísio, que já atua na Cia. Fofocas de Teatro e utilizou a oficina para aprimorar alguns conhecimentos e técnicas, principalmente as de improviso.

Cultura & Cidadania

O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Associação Ortópolis,Cia Fofocas de Teatro e Rádio Liberdade FM.

As atividades do Projeto Cultura & Cidadania voltam no mês de outubro, seguindo a programação abaixo:

07/10

19h Exibição do filme O Que Queremos para o Mundo?  em sessão especial  com presença do diretor Igor Amin e das atrizes Milena Mégre e Sofia Sgarbi, seguido da apresentação da Banda Casa da Árvore convida Pequeno Cidadão

Local: Praça Sant’Anna

08/10

10h Contação de História com a Companhia Verdeimproviso| São Paulo

Local: Praça Sant’Anna

24 a 28/10 | 14h às 21h

Oficina de Iluminação Cênica

Ministrante: Ricardo Ribeiro

Inscrições gratuitas na Associação Ortópolis (junto ao Senai)  a partir de 10/10

Público alvo: interessados em geral, a partir de 16 anos

30 vagas

28/10

19h30 – Dia Internacional da Animação

Local: Teatro Municipal Professora Iracema Rocha

Entrada gratuita. Retirada de ingressos com 60 minutos de antecedência.