Em  setembro, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou a segunda edição da campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo” em Barbacena.

Ao longo do mês , foram realizados eventos culturais, caminhada, ação social, motociata, concurso de redação e palestras, com objetivo de criar em todos um olhar atento para diagnosticar as pessoas com depressão ou outros distúrbios psiquiátricos e encaminhá-los a tratamento médico.

IMG_6494

O projeto, desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visa reduzir as taxas de suicídio consumados e tentados, através da conscientização. Segundo a própria OMS 90% dos casos são tratáveis. “É preciso falar sobre suicídio e por fim aos preconceitos e tabus que existem sobre o tema. A Polícia Civil desenvolve a campanha na região, com cunho preventivo, ou seja, contribuindo para a redução das taxas de suicídios consumados, salvando vidas e possibilitando aos policiais civis dedicarem-se à investigação criminal de crimes de maior potencial ofensivo.”, ressaltou o Chefe do 13º Departamento, Delegado Geral, Carlos Capristrano.

A ação foi desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Barbacena, e seus parceiros, sendo: a Escola Preparatória de Cadetes do Ar; a Polícia Militar; a Guarda Municipal de Barbacena; a Superintendência Regional de Ensino; o IFSUDESTE; a Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura; a Rede Particular de Ensino; as instituições religiosas; a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais; a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural; a CIA de Meio Ambiente e Trânsito; o Corpo de Bombeiros Militar; a Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana – SUTRAN; o empresariado local; a imprensa da região e grande parte da sociedade.

IMG_5735 IMG_5552 IMG_6599