PIZZA DE BARROSENSE VENCE FESTIVAL DE GASTRONOMIA ITALIANA

pizza2A Pizzaria Q’Delícia foi a grande campeã do concurso de pizzas do Festival Colônia Viva de Gastronomia Italiana, que acontece em São João del Rei, entre sexta-feira (13) e domingo (15). O barrosense Elcimar Bertulino conquistou o primeiro lugar com a pizza de muçarela, bacon e milho, que agradou o corpo de jurados.

Segundo Elcimar, foram convidadas várias pizzarias para esse evento, em que cada uma podia fazer uma pizza de qualquer sabor para apresentação ao júri. “Tudo feito na frente dos jurados, desde a montagem da pizza até o corte para o garçom servir”, conta.

O júri que escolheu a melhor receita foi composto pelos chefs Martinho Caetano, Ricardo Rikka, Luiz Fernando dos Santos, a apresentadora Meg Zarur e o artista italiano Guido Boletti. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, a pizza de frango com ora pro nobis da Piú Sappore Pizzeria e a Pizza Raro de São João del Rei com sua receita que leva manjericão e cogumelos frescos.

 

“Para mim foi uma experiencia muito boa, não só pela vitória, mas só por participar. Foi uma grande emoção ouvir o nome da minha pizzaria em primeiro lugar”, afirma Elcimar.

O evento foi realizado pelo Instituto Vertentes em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, na Colônia do Giarola. Além da culinária, com oficina de preparo de pizzas e um concurso, o evento contou com degustação de vinhos, apresentações culturais de teatro, música e uma feira típica.

pizza3
Barrosense recebendo o troféu

Viva Colônia!

Além de apresentação de bandas e danças italianas, o festival teve também o cortejo cênico-musical ‘Borgobandoballo do Teatro da Pedra’, na noite de sábado (14). O espetáculo foi inspirado pela história real de imigrantes italianos que chegaram a São João del-Rei e se rebelaram contra a precariedade da situação de trabalho que encontraram na cidade. Esses homens e mulheres foram presos e expulsos da cidade e Borgobandoballo conta o destino hipotético desses italianos.

Em 1888 os primeiros imigrantes italianos chegaram a São João del-Rei e após uma breve passagem pela Hospedaria dos Imigrantes foram se estabelecendo nos núcleos Marçal e José Teodoro, este situado à margem esquerda do Rio das Mortes onde hoje encontramos as Colônias do Giarola, Felizardo e Recondengo. Desde então, nessas regiões predomina o cultivo de hortaliças, legumes, flores, frutas e produtos típicos italianos como as massas caseiras. Atualmente, através do projeto Colônia Viva, os descendentes dos imigrantes organizaram um roteiro de agroturismo por meio do qual os turistas têm a oportunidade de conhecer mais uma parte da cultura de São João del-Rei. Na feira italiana que será montada no adro da igreja de Nossa Senhora das Mercês na Colônia do Giarola durante o festival, os visitantes poderão conhecer um pouco do que é produzido por essas famílias.