Os macacos, nossa família!

Os macacos, saguis (Figura 01), lêmures e nós estamos reunidos em uma ordem de mamíferos, denominada Primata. Evolutivamente esse grupo de animais surgiu cerca de 65 milhões de anos. Observem a figura 02 que traz o grau de parentesco entre as espécies, baseado a partir de características morfológicas, registro fóssil e similaridade de DNA.

macaco-2
Figura 02: Relações evolutivas da ordem Primata

O Brasil é o país com o maior número de primatas, são 118 espécies, distribuídas em 4 famílias e 19 gêneros, algumas ameaças como o mico-leão-dourado (Figura 03) e o maior macaco no continente Americano, o mono carvoeiro (Figura 04).

macaco-3
Figura 03: Mico-leão-dourado
macaco-4
Figura 04: Mono-carvoeiro ou muriqui

O maior primata do mundo é o Gorila, que pode chegar até 200 kg, animal herbívoro, ameaçado de extinção, é o mais próximo de nós, com 98% de genes iguais são os chimpanzés (Figura 05).

macaco-5
Figura 05: Chimpanzé

Dentro da ordem, também há espécies pouco conhecidas como os lêmures e o társios (Figura 06), que são endêmicos de Madagascar, isso é, são exclusivos dessa região do planeta.

macaco-6
Figura 06: Társio

Você pode não acreditar, mas ofato é que esses animais são os parentes mais próximos que temos na natureza, e muitas espécies estão aqui muito antes do homem, a propósito, compartilhamos ancestrais em comum.

Por Marcos Magalhães