Operação fiscaliza divisa entre Rio e Minas. Na semana passada um carioca foi preso em Barbacena

Polícias trabalham de forma integrada em operação na divisa entre MG e RJ (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Desde a Ocupação das Forças Armadas no Rio de Janeiro que o Governo de Minas tem voltados suas atenções para a divisa entre os estados, próximo a Juiz de Fora.

As polícias Civil, Militar (PM) e Rodoviária Federal (PRF) realizam nessa terça-feira (8) uma nova ação de fiscalização da divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais na região das cidades da Zona da Mata. Desta vez a operação ocorre na BR-040, próximo à Praça de Pedágio de Simão Pereira.

O trabalho é feito de forma integrada com abordagem de pessoas e veículos. Na ocasião, há cruzamento de bancos de dados e sistemas, como leitura de placas e situação do veículo junto ao Departamento de Trânsito (Detran), mandados de prisão em aberto, monitoramento da tornozeleira eletrônica, consulta ao sistema de adolescentes infratores, entre outros.

OPERAÇÃO

A ação é chamada pelo Governo de Minas de “Fronteira + Segura” e conta com abordagens realizadas pelas polícias Militar e Rodoviária e os recebimentos das ocorrências por parte da Polícia Civil.

Também participam da operação a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), a Coordenadoria de Integração de Inteligência de Segurança Pública e Centro Integrado de Comando e Controle Regional.

Há ainda apoio do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel), que é uma carreta com tecnologia embarcada, câmeras que se elevam 30 metros e alcançam um raio de até 5 km, com imagens nítidas e visão térmica e noturna.

A operação ainda não terminou e não há balanço parcial divulgado oficialmente.

PRISÃO EM BARBACENA

Na última semana o Barbacena Online noticiou que dois homens que estavam foragidos foram presos na cidade. Um deles era carioca e foi preso no centro da cidade.