Museu tem atrações especiais durante o Inverno Cultural UFSJ

Até o dia 29 de julho, o Museu Regional recebe uma programação especial, que será parte do 30º Inverno Cultural UFSJ. São sete eventos, entre apresentações teatrais e musicais, além de duas exposições de arte, promovidas em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Entre os eventos, está o lançamento do CD Passim, com canções originais do violonista Flávio Vasconcelos e da cantora Jacque Falcheti. O álbum foi gravado em Portugal, no Centro Internacional de Música e Danças do Mundo Ibérico (Musibéria), e apresentado em sete países, desde 2016. O show acontece na sexta-feira (27), às 19h.

A programação também conta com o Recital de Órgão de Tubos, por Elisa Freixo, e com o espetáculo musical uZerê, dos músicos Clebson Cunha e Lecinho. As atividades do Museu durante o Inverno Cultural ainda incluem oficina de palhaçaria, intervenção de palhaças e uma apresentação performática que une música e poesia.

O Museu Regional recebe ainda duas exposições idealizadas por alunos e professores da UFSJ. “No Caminho do Barro”, contém peças em cerâmica, e a “Penso, logo resisto” apresenta foto-colagens que promovem a reflexão sobre a representatividade dos corpos femininos nas mídias.

As entradas são gratuitas e sujeitas à lotação do local.
A programação detalhada pode ser encontrada no endereço:
 http://museuregionaldesaojoaodelrei.museus.gov.br

O Museu
Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.