Minas Gerais teve média de 180 raios por hora durante temporal

Foto: Fátima Barbosa

Durante os últimos temporais em Minas Gerais, o que vem chamando a atenção dos mineiros é o número de raios. E, segundo o Núcleo de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, foram mais 180 raios por hora em todo Estado mineiro entre o final da noite de domingo (4) e a madrugada desta segunda (5).

Segundo dados do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), no domingo (4), Minas foi o Estado com maior incidência de raios.

De acordo com os dados,  foram 12.894 (16%) raios registrados no Estado mineiro. Na sequência, aparece o Mato Grosso com 12.134 (15%) e, na terceira posição, está o Tocantins com 11.869 raios, o que também representa 15%.

Entre os quatro estados do Sudeste, os 12.894 raios em Minas Gerais representam 74% da incidência. São Paulo vem atrás com 2.243 raios (13%); Rio de Janeiro com 1.651 (9%) e Espírito Santo com 865 (9%).

Apesar do susto, trovões e raios são típicos do verão, de acordo com o TempoClima Puc Minas e devem continuar nos próximos dias.

Informações O Tempo

BARROSO

Na semana passada a “fotografa” Fatinha Dentista, como é conhecida, conseguiu capturar da sacada da sua casa na Rua Joaquim Ferreira o exato momento que um destes raio aparece atrás das novas instalações da LafargeHolcim. (Vide foto acima) O clique rendeu inúmeras curtidas e muitos comentários no Facebook, plataforma digital onde divulgou o feito.