MINAS GERAIS TEM PACIENTE COM SUSPEITA DE EBOLA

Um homem, que não teve a identidade revelada, foi isolado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pampulha, em Belo Horizonte (MG), por suspeita de ter o vírus ebola.

Natural da Guiné –um dos países africanos que ainda não se livrou da epidemia–, ele tem 46 anos e chegou ao Brasil no dia 6 de novembro. Dois dias depois começou a apresentar sintomas como febre alta, dor muscular e dor de cabeça e procurou atendimento.

Após a identificação da suspeita, o paciente foi isolado na unidade. Foi adotado então o protocolo nacional estabelecido para casos suspeitos de ebola, que prevê a comunicação do caso à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde.

ebola bh o tempoNo momento, a UPA Pampulha não está recebendo novos pacientes.

Todos os pacientes e profissionais da unidade que tiveram contato com ele estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Alguns usam roupas especiais que cobrem todo o corpo para evitar o contato com o vírus.

O paciente deverá ser encaminhado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ), referência nacional para casos de ebola, seguindo protocolo de segurança.

A transferência será realizada ainda nesta quarta-feira (11), em avião da Força Área Brasileira, segundo o Ministério da Saúde.

O ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes.

Informações Uol / Foto OTempo