Além da aritmética e da gramática, alunos da Escola Municipal Vereador Otávio Rufino, do bairro da Praia, tem entre suas atividades, aulas de gênero textual. Os estudantes aprendem na prática a analisar a estrutura presente em um jornal como, por exemplo, as diferenças entre crônica, reportagem e artigo.

Em uma das últimas aulas, a turma da Professora Maria Patrícia Souza Flausino, avaliou a edição 177 do jornal impresso Barroso EM DIA. A aula foi com os alunos do Programa Novo Mais Educação.

De acordo com a professora, como os variados gêneros textuais o jornal é um dos que possuem uma significativa importância no cotidiano devido a seu cunho informativo, através da narrativa de um texto, seja visual, oral, imaginativo ou com recursos gráficos.

“Existem inúmeros tipos de jornais, mas todos eles tem o objetivo de manter o leitor informado sobre determinados fatos e assuntos. Os jornais são divididos em seções, onde cada uma trata de uma área específica. Com a aula as crianças viram que devem ler e assistir a mais de um jornal, para terem mais de um ponto de vista, e poder formar uma opinião coerente” declara Maria.

c7e627dc-ccf7-458f-8138-021e6813c8fa

Programa Novo Mais Educação

O Programa Novo Mais Educação, iniciativa criada pelo Ministério da Educação, tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.
049818d3-634d-42c4-9eb8-8f52ea8cb653