Mais cultura e cidadania para Barroso

Um projeto de Barroso, para Barroso e com as pessoas de Barroso! Essa é frase que define o “Cultura & Cidadania”, iniciativa que realizará uma série de atividades culturais gratuitas na cidade, durante o período de 1 ano. A novidade foi anunciada na tarde desta quarta-feira(14), em uma coletiva de imprensa no auditório da LafargeHolcim. As atividades terão inicio a partir dos dias  23, 24 e 25 de setembro deste ano.

Nesta primeira edição serão oferecidas uma série de atividades culturais, incluindo oficinas de capacitação, peças teatrais, shows musicais, cinema e contação de histórias. Ao todo são R$ 350 mil investidos, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Objetivos

O projeto tem como premissa a promoção da cultura, em todas as suas manifestações, de forma contínua e sistemática ao longo do ano. Além disso, investe no papel da cultura não só como entretenimento, mas enquanto processo educacional de transformação social. Para tanto, pretende contribuir com a formação de mão-de-obra local para atuar dentro e fora dos palcos, movimentando assim a economia local.

coletiva-de-imprensa-0031Segundo Lais Vitral, coordenadora do Cultura & cidadania, o projeto vem sendo  planejado há cerca de 3 anos juntamente com agentes culturais da cidade com o objetivo de beneficiar toda a comunidade. “Vamos realizar atividades culturais ao longo de 12 meses, descentralizando a oferta cultural e promovendo intercâmbio dos artistas locais com os de fora” diz.

Já para Juliano Menezes, gerente da LafargeHolcim em Barroso, o apoio contínuo a projetos culturais no município de forma ininterrupta desde 2010 é reflexo do posicionamento global da empresa, que valoriza a formação cultural dos cidadãos. “Essa iniciativa se soma a outros investimentos sociais e econômicos da empresa em Barroso, contribuindo para o desenvolvimento de todo o território”, afirma.

O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Associação Ortópolis e Cia Fofocas de Teatro.

Para mais informações acesse:

Confira a programação completa de setembro e outubro
SETEMBRO/2016
24/09
10h Cortejo de abertura com participação da Cia Fofocas de Teatro, Teatro da Pedra e Banda Salesiana Meninos e Meninas do Dom Bosco (Concentração e saída do Caracol em direção à Praça Sant’Anna)
11h Apresentação da Banda Salesiana Meninos e Meninas do Dom Bosco
Local: Praça Sant’Anna
16h Apresentação do espetáculo teatral Verdade e Consequência | Teatro da Pedra | São João del-Rei
Local: Praça Sant’Anna
OFICINAS
23, 24 e 25/09 | 14h às 18h
Oficina de Graffiti
Ministrante: Ed-Mun
Inscrições gratuitas na Associação Ortópolis (junto ao Senai) a partir de 15/09
Público alvo: interessados em geral, a partir de 11 anos
20 vagas
27/09 | 9h às 18h
Oficina de Criação Teatral
Ministrante: Juliano Pereira, diretor do Teatro da Pedra
Inscrições gratuitas na Associação Ortópolis (junto ao Senai) a partir de 15/09
Público alvo: atores a partir de 16 anos
20 vagas
OUTUBRO/2016
07/10
19h Exibição do filme  O Que Queremos para o Mundo?  em sessão especial  com presença do diretor Igor Amin e das atrizes Olivia Blanc, Milena Mégre e Sofia Sgarbi, seguido da apresentação da Banda Casa da Árvore convida Pequeno Cidadão
Local: Praça Sant’Anna08/10
10h Contação de História com a Companhia Verdeimproviso| São Paulo
Local: Praça Sant’Anna24 a 28/10 | 14h às 21h
Oficina de Iluminação Cênica
Ministrante: Ricardo Ribeiro
Inscrições gratuitas na Associação Ortópolis (junto ao Senai)  a partir de 10/10
Público alvo: interessados em geral, a partir de 16 anos
30 vagas28/10
19h30 – Dia Internacional da Animação
Local: Teatro Municipal Professora Iracema Rocha

Entrada gratuita. Retirada de ingressos com 60 minutos de antecedência.