Primeira edição do livro lançada em 1970

No final da década de 1970, para celebrar os 25 anos de emancipação política de Barroso, o prefeito à época, José Bernardo Meneghin, solicitou ao Sr. Geraldo Napoleão, primeiro prefeito da cidade e líder da emancipação, a produção de um livro sobre a história do município.

O resultado foi o livro “Subsídios para a História do Município”, ainda hoje a principal referência para historiadores, pesquisadores e leitores barrosenses. O livro reúne dados e informações sobre política, cultura, festividades, economia, religiosidade, além de muitas nuances e curiosidades sobre o folclore e as tradições locais. É um relato preciso e bastante interessante sobre os primeiros anos da sociedade barrosense.

Wellinton Tibério e Antônio Claret
Wellinton Tibério e Antônio Claret

No 12 de dezembro de 2017, no aniversário da cidade, foi anunciado o projeto de elaboração da segunda edição do livro. Esse projeto será inteiramente financiado pela família do Sr. Geraldo Napoleão e contará com a coordenação e autoria do historiador barrosense Wellington Tibério e o apoio do sociólogo e colunista, Antônio Claret. O projeto contará ainda com o apoio institucional do Barroso EM DIA.

O tempo total de execução será de 12 meses e a previsão é de lançamento no próximo aniversário da cidade, 30 anos após a primeira edição e quando a cidade completará 65 anos. Todo o valor arrecadado com a venda do livro, após o lançamento, será doado para as instituições filantrópicas da cidade e para projetos sociais e ambientais.

Em breve o Barroso EM DIA divulgará mais informações sobre o projeto e também um endereço exclusivo de e-mail, por meio do qual a população poderá colaborar enviando fotos, vídeos, documentos e histórias.

busto