LafargeHolcim vence prêmio internacional de responsabilidade social

Barroso_MG, 16 de Agosto de 2011. Fotos das instalacoes da empresa Holcim. FOTO: JOAO MARCOS ROSA / NITRO

O Comitê de Ação Participativa (CAP), desenvolvido pelo Instituto Holcim, braço de investimento social da LafargeHolcim Brasil, foi o projeto brasileiro vencedor do prêmio Reconocimiento a las Mejores Prácticas de Responsabilidad Social Empresarial 2016, do Centro Mexicano para la Filantropia (Cemefi), na edição América Latina. A empresa foi premiada na categoria “Envolvimento com a Comunidade” em cerimonia realizada no dia 12 de outubro, durante o Seminário Internacional de Boas Práticas de RSE 2016, em Cancún, México.

 “Nosso objetivo, ao implementar o CAP, foi construir e aplicar, juntamente com a comunidade local, estratégias e ações que contribuam para o desenvolvimento de cada região e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Este é um importante reconhecimento do trabalho realizado pela LafargeHolcim e temos muito orgulho de receber este prêmio”, afirmou Tatiana Brasil Nogueira, coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da LafargeHolcim.

A LafargeHolcim Colômbia também foi uma das vencedoras do prêmio nesta categoria, com o projeto Em Rede, que tem por objetivo apoiar organizações que promovam ações de desenvolvimento comunitário no entorno das unidades da LafargeHolcim na Argentina, no Brasil, na Colômbia e no Equador. A iniciativa trabalha em uma aliança entre 4 fundações da LafargeHolcim, RedEAmérica e IAF (Fundação Interamericana), sob a mesma metodologia de desenvolvimento economico e social.

Neste ano, o prêmio reconheceu projetos nas categorias Alianças Internacionais; Qualidade de Vida na Empresa; Cuidado e Preservação do Meio Ambiente; Promoção do Consumo Responsável; Envolvimento com a Comunidade; Ética nos Negócios; e Voluntariado Corporativo. A premiação foi criada pelo Cemefi em 2000, em conjunto com a Alianza por la Responsabilidad Social Empresarial (AliaRSE) e Forum Empresa.

Sobre o Instituto Holcim

O Instituto Holcim é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – criada em 2002 pela Holcim Brasil para fazer a gestão dos investimentos sociais do grupo no Brasil. Os projetos de investimento social, apoiados pelo Instituto Holcim, são desenvolvidos e gerenciados pela comunidade, o Instituto atua como um facilitador. O trabalho abrange os municípios de Barroso e Pedro Leopoldo, em Minas Gerais; Magé, no Rio de Janeiro; e Mairiporã, em São Paulo. O Instituto Holcim é associado ao Grupo de Institutos e Fundações e Empresas (Gife) e à RedEAmérica.