Kleber Oliveira

O esporte proporciona a disciplina e dedicação necessárias para fazer a diferença na sociedade! Essa é a premissa que motiva Kleber José Oliveira, técnico do time de vôlei de Barroso, a ensinar para os jovens da cidade o que aprendeu nas quadras.

O filho da Dona Sueli foi o único, entre cinco irmãos, que encontrou seu caminho através do esporte. Seu primeiro contato com o voleibol foi aos 14 anos, a convite de seu professor de escola Júlio Tadeu, em Barbacena, sua cidade natal. A partir daí Kleber percebeu sua real vocação, que incluía além de jogar, também ensinar.

Sua trajetória como treinador começou na década de 1990, quando se profissionalizou pelo CREF, atuando inicialmente como professor voluntário em escolas da região. Até que, em 1995, surgiu a oportunidade de trabalhar em Barroso, como técnico no Ceclans.

kleber-a-cara-de-barroso-2O início não foi nada fácil! Os recursos disponíveis eram poucos e o vôlei não era tão popular entre os barrosenses. A procura era baixa, mas, mesmo em meio a tantos obstáculos e adversidades, ele não desistiu. Com uma turma de apenas duas alunas, aos poucos mais e mais jovens iam chegando para as partidas e, o melhor de tudo, sempre retornavam no dia seguinte. Com isso, os primeiros times e conquistas surgiram e Kleber encontrou um lugar para chamar de lar e pessoas para chamar de sua gente.

Feliz, ele relembra vários de seus pupilos que também adotaram o vôlei como um estilo de vida. Campeonatos no Estado e região, em outros países como EUA, além da Seleção Brasileira de Voleibol, foram apenas alguns dos destinos que muitos daqueles jovens encontraram.

Em sua relação com os alunos acaba tornando-se um pouco de pai, tio, um membro da família. “É um vínculo para toda a vida. O esporte faz a diferença para eles. Nossa intenção não é fazê-los profissionais do vôlei, e sim que eles levem isso como uma boa experiência para a vida,” diz satisfeito.

Atualmente, possui três times, sendo um deles medalha de ouro no JEMG 2016. Kleber conta que não costuma guardar suas conquistas, mas que faz questão de registrar e preservar as de seus alunos, pois sua satisfação está justamente em participar e contribuir para a vitória desses jovens.

E é por isso que hoje, as 45 anos, ele ainda pretende por muito tempo fazer aquilo que é sua meta: ensinar e ajudar o próximo a crescer, tanto dentro quanto o fora dos campeonatos e jogos. Este é Kleber José Oliveira, um barrosense que torce pelos barrosenses!