Inscrições para o JEMG e JIMI 2018 entram na reta final

Os municípios interessados em terem equipes nas duas principais competições esportivas de Minas Gerais devem ficar atentos. Encerra-se na próxima semana o prazo para inscrições nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e nos Jogos do Interior de Minas (Jimi), ambos realizados pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp). O processo para garantir a participação nos dois eventos é realizado no site de cada um deles.

Para o Jemg, que tem a Secretaria de Estado de Educação (SEE) como parceira da Seesp na realização, o prazo para inscrição das cidades  encerra-se na próxima segunda-feira (19/3).

Para garantir a participação nos jogos, o representante municipal deve acessar o link do novo sistema de informação no endereço www.jogosescolares.esportes.mg.gov.br. No site, estão disponíveis para consultas o regulamento geral e regulamentos específicos de cada modalidade, bem como o cronograma de execução da etapa microrregional e um passo-a-passo das inscrições das cidades e escolas.

Podem participar do Jemg 2018 alunos-atletas de escolas públicas e particulares que serão divididos em dois módulos de acordo com a idade. Do módulo I participam aqueles de 12 a 14 anos, nascidos nos anos de 2004, 2005 e 2006. Já o módulo II conta com os estudantes de 15 a 17 anos, nascidos em 2001, 2002 e 2003. Os municípios sedes da etapa microrregional já foram divulgados.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais indicam os representantes do estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.

Em 2017, 830 municípios se inscreveram no Jemg – 97% do total de municípios mineiros.

Barroso é campeão nos Jogos Escolares 2017

O time de futebol de salão da Escola Estadual Francisco Antônio Pires, o FAPI, venceu, em Brasília, os Jogos Escolares da Juventude 2017.

O FAPI construiu uma trajetória de sucesso desde as etapas microrregional, regional e estadual do JEMG até chegar a etapa nacional. Túlio, Matheus, André e companhia entraram para a história ao vencer pela terceira divisão os Jogos Escolares.

Autoridades, alunos e população em geral receberam os campeões no trevo da cidade em uma carreata que percorreu todo o centro.

Com a vitória do FAPI, Minas já está na Etapa Nacional de 2018

Segundo o jornalista Marcos Cicarini, que inclusive narrou os jogos de Barroso via Facebook, a primeira colocação do município já coloca Minas no seleto grupo de 12 estados que disputarão a Etapa Nacional deste ano.

Além de Minas, campeão da terceira divisão, o campeão da segunda; Paraná, e os três primeiros colocados da primeira divisão; Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo, mais a cidade sede, já estão garantidos ano que vem.

Porém, para que Barroso chegue novamente e participe deste seleto grupo, que agora não será mais por divisões, precisa vencer todas as etapas novamente, ou seja, microrregional, regional e estadual.